Especial: Consultoria
De acordo com os números apresentados pela Hinge Marketing, as consultoras com crescimento acentuado (20% ao ano) tendem a ser especializadas nos serviços que prestam e apostam fortemente em estratégias de marketing inovadoras.
Para examinar os motivos, a Hinge perguntou às empresas de que forma eram especializadas, ao classificarem de 0 a 10, cinco áreas de foco: “Serviços altamente especializados”, “Resolver desafios particulares do cliente”, “Ajudar papéis específicos em empresas clientes”, “Especialização da indústria” e “Especialização geográfica/regional”. As mais bem sucedidas apresentaram resultados acima dos 22% em pelo menos uma destas formas.
A especialização não é um conceito estranho para as empresas de maior crescimento. Estas têm 22% mais probabilidade de serem altamente focadas na resolução de problemas específicos, em oferecer serviços desenhados para cada cliente e em ajudar um cargo específico dentro das organizações com quem trabalham.
Isto faz com que as consultoras bem sucedidas tenham a tendência de oferecer menos serviços. Quando questionadas sobre isto no estudo, as de crescimento alto ofereciam menos 40% dos serviços, em comparação às que apresentavam dificuldades em crescer. Por outro lado, as consultoras com pouco crescimento foram as que se focaram em especializar-se na indústria.
Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro da Human Resources Portugal e conheça as boas práticas das empresas:
CH Consulting: Gestão de pessoas com foco no negócio
São uma consultora portuguesa mas com os olhos postos no mundo. Especialistas na gestão de pessoas e organizações, têm em curso um ambicioso processo de expansão internacional. Serem uma marca global é o desígnio.
Mercer| Jason: Um Fit Perfeito
Em Setembro passado, a Mercer adquiriu a Jason Associates. As consultoras complementaram assim os seus serviços e equipas, numa união que, garantem, será mais do que a soma das partes.
Veja também estes cadernos especiais.