Em 2012 os CIO apostam na utilização inteligente das TI

Segundo o estudo da Oracle em parceria com a PwC, os CIO (Chief Information Officer) da área das telecomunicações estão a apostar no futuro através de uma utilização mais inteligente das tecnologias da informação (TI).

A maioria (60%) dos CIO canaliza mais de metade do seu orçamento anual para custos operacionais de manutenção, portanto o desafio para o próximo ano passará por optar pela utilização mais estratégica dos serviços de outsourcing e da normalização.

De acordo com o estudo, para reduzir custos e a combater a escassez imediata de capacidades específicas a nível interno, os CIO irão aumentar a utilização do outsourcing em diversas áreas do seu negócio em 2012, incluindo na gestão de falhas e de redes, e na gestão dos aprovisionamentos e encomendas.

Cerca de 88% dos CIO revelaram estar a planear actualizar os seus sistemas de CRM em 2012, o que lhes permitirá concentrarem os seus esforços nas áreas mais estratégicas dos seus negócios e geradoras de receitas, tais como as aplicações de conteúdos e os portais.

A facturação e os processos de reporting passarão a ser desenvolvidos internamente, facilitando aos CIO o acompanhamento das actividades e da informação financeira directamente relacionada com o seu negócio. E vão ainda apostar numa redução das aplicações desenvolvidas à medida, que implicam custos mais elevados, necessitam de mais integração e requerem uma gestão mais exigente.

Mais de dois terços (67%) das aplicações desenvolvidas à medida representam um peso excessivo no orçamento; 74% ultrapassam mesmo os gastos planeados, por comparação com mais de metade das aplicações standards (52%) cujos custos ficam dentro ou abaixo do orçamento.

Os CIO acreditam que o recurso a aplicações standard (95% planeia aumentar esta utilização em 2012) irá dotá-los com níveis acrescidos de agilidade e, ao mesmo tempo, contribuirá para reduzir os custos de manutenção dos sistemas – uma área que pode representar uma sobrecarga dispendiosa e problemática num negócio que se caracteriza por fusões e aquisições muito rápidas.

A utilização cada vez maior das aplicações standards em 2012 e a consequente redução dos custos de propriedade permitirão aos CIO canalizarem a maior parte do seu orçamento para novas áreas de crescimento.

«Os CSP (Communications Service Providers) estão numa encruzilhada. Vão enfrentar um novo ano de pressão orçamental numa época em que a necessidade de inovação e diferenciação competitiva nunca foi tão forte. Os CSP necessitam de aumentar a retenção de clientes e de melhorar o aprovisionamento de conteúdos e serviços, tais como os meios de comunicação e as aplicações», afirma Dan Ford, vice-presidente e product marketing da Oracle Communications. E David Russell, UK Telecommunications Leader da PwC acrescenta: «Confrontados com uma política de preços cada vez mais agressiva, com a necessidade de reduzir custos operacionais e simplificar a infra-estrutura de TI, os fornecedores de telecomunicações elegem o aperfeiçoamento da experiência com os clientes como o principal factor diferenciador do seu negócio».

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