Já entregou o IRS? Veja aqui quanto tempo tem de esperar pelo reembolso (não é muito)

Para receber o reembolso de IRS terá de ter feito retenção na fonte dos teus rendimentos no ano correspondente à declaração deste imposto (em 2024 é entregue a declaração relativa a 2023). Só após a entrega deste documento é que poderá ter acesso a reembolso ou não. O Comparaja revela quanto tempo poderá demorar a receber o reembolso.

 

Embora não exista um tempo exacto pré-determinado para receber o reembolso do IRS, no ano passado, o Governo estabeleceu um prazo médio de 12 dias para o IRS automático. No entanto, a duração deste processo varia de contribuinte para contribuinte.

Caso opte por preencher a declaração manualmente, o reembolso do IRS deverá demorar cerca de 17 dias a ser entregue, isto segundo as previsões mais recentes.

Segundo a lei, o prazo máximo estabelecido para a Autoridade Tributária e Aduaneira realizar a entrega do reembolso de IRS é de 31 de Agosto. Esta data limite só é aplicada se forem respeitados os restantes prazos do IRS para 2024, que ditam que a entrega da declaração de IRS terá de ser feita até 30 de Junho.

Sendo assim, deverá entregar a declaração deste imposto, seja pelo IRS automático ou pelo preenchimento manual da declaração Modelo 3. Quanto mais cedo entregar a declaração de IRS, mais cedo poderá receber o potencial reembolso.

Desde o momento da submissão até à liquidação, a declaração passa por vários estados, que é possível consultar no Portal das Finanças – depois de fazer o login, pode pesquisar “Consultar IRS” e escolher “Consultar declaração de IRS”.

Feita a validação (que pode ser quase imediata ou demorar alguns dias, caso seja, por exemplo, necessário cruzar a informação com outro contribuinte, como no caso dos que têm filhos menores em guarda partilhada), a declaração passa por estes estados, nos casos em que há lugar a reembolso.

  1. Declaração certa – A declaração foi validada sem terem sido verificados quaisquer erros centrais;
  2. Liquidação processada – Esta é segunda etapa do processo e quer dizer que as Finanças já apuraram o valor a devolver;
  3. Reembolso emitido – Já foi dada a ordem para transferência e o reembolso deverá chegar à conta do contribuinte em cerca de três dias no máximo;
  4. Pagamento confirmado – O reembolso do IRS foi já liquidado.
Ler Mais