
A oportunidade dos livros de férias
Artigo de opinião de Ricardo Zózimo, Professor Universitário na Nova SBE
Penso que será comum para muitos de nós tentar usar o tempo de férias para ler aqueles livros que, durante o ano, nos foram aconselhando. Ler, e sobretudo ler com calma, é sem dúvida um dos maiores prazeres inexplicáveis das nossas férias e para mim há sempre uma sombrinha de férias com um livro na mão que marca aquele verão. Mas tal como tantas coisas importantes na nossa vida, a leitura de férias obriga a planeamento, a escolhas e a decisões. E por esta razões deixo-vos uma lista de livros obrigatórios para estas férias.
O primeiro livro que vos aconselho é uma biografia e foi escrito pelo atual CEO da Mcrosoft, Satya Nadella e chama-se “Hit Refresh”. É um livro super adequado para férias pois fala do que temos de deixar para trás e aquilo que temos de trazer de novo à nossa vida. Baseado na sua trajetória desde a infância na Índia até à liderança de uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, este livro destaca a importância da empatia, da cultura organizacional e da inovação contínua como motores de transformação, tanto a nível pessoal como empresarial. Nadella partilha como revitalizou a Microsoft ao promover uma mentalidade de crescimento, colaboração e abertura, redefinindo a missão da empresa para “empoderar todas as pessoas e organizações no planeta a conquistarem mais”. Gostei especialmente da forma como o livro fala dos desafios éticos e sociais trazidos por tecnologias emergentes como a inteligência artificial, a computação quântica e a realidade mista, defendendo que a liderança baseada em empatia é essencial para enfrentar as mudanças rápidas da era digital e criar impacto positivo na sociedade
O segundo livro que vos proponho é “O Jogo Infinito” do Simon Sinek. Sinek é um dos mais brilhantes autores contemporâneos que consegue sumarizar em poucas palavras muitas acções e emoções e este livro não desaponta. Aqui ele explora duas perspectivas de vida e de trabalho entre jogos finitos, com regras e objetivos claros, e jogos infinitos, onde o objetivo é continuar a jogar e evoluir. Sinek defende que, tanto na vida como nos negócios, adotar uma mentalidade de longo prazo, baseada em propósito, valores e adaptação constante, é fundamental para criar impacto duradouro e relevância. O autor desafia líderes e organizações a focarem-se em construir legados sustentáveis, em vez de perseguirem apenas vitórias imediatas. Este é um livro que estou a tentar que chegue aos meus alunos.
Por último, um livro sobre geo-política, fatos reais e o lidar com o caos – algo que se tornou tão primário na nossa vida. Assim a minha sugestão vai para “O Protocolo do Caos” de José Rodrigues dos Santos. Este thriller transporta-nos para o centro da atualidade, onde Tomás Noronha se vê envolvido numa série de acontecimentos dramáticos ligados por uma mensagem enigmática. Inspirado em factos reais, o romance mostra como a Rússia e os seus “cavalos de Troia” utilizam as redes sociais para semear o caos e a desinformação no Ocidente. Com uma narrativa intensa e global, o livro aborda temas como conspirações, manipulação da verdade e o impacto das novas tecnologias na sociedade. Espero que estas sugestões vos deem grandes momentos de leitura nestas férias.