Acha que tem poucos dias de férias? Não está errado… Há um país onde chega aos 53 dias (e há vários com mais de 40)

O número de dias de férias a que cada trabalhador tem direito difere consoante a lei no país para o qual exerce as suas funções, assim como a empresa para a qual trabalha, que pode sempre estender este tempo. A revista espanhola El Economista revela quais são os países com mais dias de férias pagos.

 

Os países com mais dias de folgas pagos são os europeus e africanos, em oposição aos Estados Unidos da América, de acordo com os dados compilados na plataforma Resume.io, que analisou a lei de 197 países sobre férias pagas e feriados públicos.

O país com mais tempo de descanso pago é o Irão, com 53 dias, divididos igualmente entre férias anuais pagas (27 dias) e feriados pagos (26). Estes últimos correspondem principalmente a celebrações relacionadas com a religião e com a Revolução Islâmica.

Segue-se São Marino (46 dias) e o Iémen (45 dias). Logo a seguir está Andorra (44 dias), com os mesmos dias do que o Butão (44 dias) e o Bahrain (44 dias). Com apenas menos um dia, posiciona-se o Togo (43 dias), Níger (43 dias) e Madagáscar (43 dias).

Quanto a Portugal, «o período anual de férias tem a duração mínima de 22 dias úteis», informa o nº 1 do artigo 238º do Código do Trabalho, o que significa que todos os colaboradores têm direito a 22 dias úteis de férias anuais, referentes aos dias da semana de segunda-feira a sexta-feira, excluindo feriados.

Já Espanha, tem 36 dias de descanso no total: 22 dias de férias e 14 dias de feriados públicos que podem ser aumentados de acordo com a convenção colectiva de cada profissão, nunca podendo ser inferiores a 30 dias de calendário.

 

Estados Unidos não têm direito a férias

O caso dos EUA é excepcional, dado que não existem férias pagas e os colaboradores apenas têm direito a gozar 10 feriados pagos, como o Dia de Acção de Graças, o Natal, entre outros. «Estudos mostram que 50% dos trabalhadores americanos não tiram férias», notou o director de conteúdo da Resume.io, Lotte van Rijswijk, ao salientar que os EUA são o único país desenvolvido sem licença legal remunerada.

Há ainda outros países que não excedem os 20 dias de descanso pago, tais como o Canadá, México, Índia, Líbano, Tailândia, China, Brunei, Singapura, Malásia, Taiwan e Nigéria.

Ler Mais