Acha que tem um chefe tóxico? Confira estes 12 sinais e tire a prova

Um chefe tóxico pode levar um profissional questionar o seu próprio valor, prejudicar a sua saúde mental e física e até impedir a sua progressão de carreira. George Stern, foi consultor na McKinsey & Company, conselheiro na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama e é fundador da G&P LLC, e na sua página de LinkedIn partilhou os 12 sinais aos quais todos os profissionais devem estar atentos.

Ora confira:

1) Fica com os créditos

Reivindica as conquistas como suas, mas culpa os outros pelos fracassos. Ou seja, apresenta a ideia de um colaborador como se fosse sua, mas se não resultar culpa o colaborador.

2) Quebra promessas

Diz o que as pessoas querem ouvir, mas raramente cumpre. Promete promoções, aumentos ou oportunidades para motivar as pessoas, por exemplo, mas isso nunca acontece.

3) Cria medo

Usa a intimidação em vez da inspiração, levando os colaboradores a hesitar em correr riscos ou falar por medo de retaliação.

4) Tem falta de transparência

Mantém as pessoas na ignorância, alimentando a confusão e a desconfiança. Por exemplo, anunciar decisões importantes à última hora, deixando os colaboradores nervosos e confusos.

5) Microgere

Não confia na sua equipa e controla cada detalhe, requerendo aprovação em tarefas menores, como a escrita de e-mails por exemplo.

6) Faz gaslighting aos colaboradores

Nega a realidade, fazendo com que as pessoas questionem as suas próprias experiências. Dizer “Nunca te disse para fazeres isso”, apesar de haver provas escritas de que o fez, é um exemplo.

7) Ignora o feedback

Rejeita ou pune aqueles que oferecem inputs honestos e valiosos, chegando mesmo a ridicularizar publicamente alguém que desafia uma má ideia.

8) Não cuida das pessoas

Espera disponibilidade constante, sem qualquer consideração pelo bem-estar dos colaboradores, com envio de e-mails fora de horas a pedir respostas imediatas, por exemplo.

9) Tem favoritos

Recompensa a lealdade em detrimento da competência, criando divisão. Promover um colaborador menos qualificado que está sempre de acordo, por exemplo.

10) Não tem empatia

Vê os colaboradores como peças de engrenagem de uma máquina, e não como seres humanos, ignorando muitas vezes emergências pessoais.

11) Está ausente

Evita as responsabilidades e a tomada de decisões, desaparecendo quando surgem problemas e obrigando a equipa a agir sozinha.

12) Esgota as pessoas

Cria um ambiente de trabalho exaustante e negativo. Critica constantemente, deixando os colaboradores desmotivados.

 

O especialista aconselha a procurar os sinais e, se os encontrar, saia antes que a sua confiança, saúde e carreira sejam afectadas.

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