Alunos e professores aprendem a comunicar

O projecto “Inspirar Motivar e Levar à Acção”, que se iniciou com um estudo de caso, realizado pela MTW – Media Training Worldwide em parceria com a direcção-geral da Educação, implementado em duas escolas (privada e pública), Escola de Vialonga e o Colégio Cesário Verde de Lisboa, que pretende mostrar, ao público geral, de que forma a comunicação inter-pessoal pode transformar o padrão tradicional de ensino, com testemunhos de vários pais, alunos e professores.

Durante seis meses 16 alunos e professores tiveram oportunidade de treinar e desenvolver as suas competências de comunicação oral e interpessoal, através de metodologias de treino que são também utilizadas com executivos de topo e medir o impacto das mesmas nos alunos e professores, e curiosamente nos pais também.

Uma das conclusões que foi possível apurar é que esta temática não se aplica somente aos professores, mas que se transfere para pais, alunos e toda a comunidade escolar. A necessidade de aprender a comunicar melhor comigo e com o outro e ser capaz de alcançar várias audiências ouvindo-a, respeitando-a e valorizando-a é urgente. Aliada à aprendizagem de estratégias para falar em público coloca a competência de comunicação como um pilar da educação do Sec. XXI.

O caso de estudo permitiu ainda obter outras conclusões:

– O auto-conhecimento aumentou as competências sociais dos alunos, o que potencia a auto-estima, auto confiança e segurança;

– Uma nova perspectiva de olhar a sala de aula, permitiu aos professores inovar, repensando métodos, estratégias e recursos e assim saber como adaptar a sua forma de comunicar em sala de aula, para chegar a mais alunos;

– E a integração da comunicação no contexto escolar é fundamental para todos, professores, pais e alunos, e pode marcar o resto das suas vidas e das vidas dos que os rodeiam.

Este caso teve por base um Estudo “The value of soft skills to the UK economy”, que comprova o efeito das soft skills na economia e desemprego. «97% dos empregadores britânicos acreditam que as soft skills são essenciais para o sucesso do negócio, e mais de metade afirmam que o domínio de capacidades como a comunicação e o trabalho em equipa são mais importantes do que os tradicionais resultados académicos».

Outro estudo realizado no Reino Unido desenvolvido por Tony Wood, da University of Bedfordshire, “Speak, Listen and Learn”, indica que as Soft Skills aumentam a performance escolar em média em 13%. A MTW Portugal teve também como suporte um Estudo desenvolvido pela OCDE “Universal Basic Skills: What countries stand to gain”.

Esta iniciativa pretende salientar o valor das soft skills e das competências de comunicação para a Educação, Economia e Sociedade, bem como, a longo prazo promover a responsabilidade e inovação social. Neste sentido está prevista uma fase posterior de duração de 3 anos na qual se pretende alcançar 3000 professores e cerca de 600.000 alunos, com um impacto em 2 milhões de pessoas.

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