
Ambiente de trabalho negativo? Fuja a sete pés ou então conheça estratégias para o evitar
Qualquer local de trabalho passa por fases melhores ou piores. A sabedoria está em ter e implementar estratégias que podem prevenir a negatividade no ambiente de trabalho.
O site The Balance Careers afirma que a negatividade se espalha-se mesma facilidade que um fogo numa floresta, «é contagioso e difícil de compreender e controlar, pelo que compete ao empregador manter a negatividade longe do pensamento dos seus colaboradores».
Principais causas da negatividade:
- excessiva carga laboral
- preocupações com a capacidade de gestão da empresa
- ansiedade sobre o futuro, principalmente com a estabilidade do emprego e da reforma
- falta de desafios no ambiente de trabalho, o qual eleva um sentimento de frustração
- falta de reconhecimento sobre o contributo do colaborador
Quando a empresa compreende as causas desta situação, consegue implementar medidas para a prevenir. Esta prevenção deve estar no topo das prioridades, por isso é importante implementar estratégias que vão ajudar a prevenir a negatividade no ambiente de trabalho.
1. Controlo sobre o trabalho dos colaboradores
Proporcione oportunidades para os colaboradores tomarem as suas próprias decisões, controlarem e influenciarem o seu próprio trabalho. A causa mais frequente da negatividade no ambiente de trabalho vem de uma tomada de decisão sobre o trabalho de um colaborador sem a inclusão do próprio. Qualquer decisão que a empresa tome sobre o trabalho de um colaborador sem a sua contribuição será sempre percebida como negativa.
2. Oportunidade para expressar a sua opinião
Proporcione a oportunidade para os seus colaboradores expressarem as suas opiniões acerca das políticas do local de trabalho. Reconheça o impacto das mudanças em áreas como a carga horária, remuneração, benefícios, tarefas fora do horário laboral, localização do escritório, requisitos do cargo e condições de trabalho.
Estes fatores estão sempre na mente dos colaboradores, pelo que mudanças drásticas podem resultar num feedback negativo.
3. Seja justo e consistente
Trate as pessoas como adultos e de forma justa e consistente. Evite demonstrar favoritismo ao aplicar o mesmo senso de responsabilidade e sistemas de compensação a todos os seus colaboradores.
4. Mostre confiança e respeito
Trate todos os seus colaboradores como dignos da sua confiança e respeito. Evite começar uma relação com os seus colaboradores numa perspectiva de que eles têm de ganhar a sua confiança. Esta posição vai criar um ambiente negativo, que irá espalhar-se rapidamente por todos.
5. Seja inclusivo
Ajude os colaboradores a sentirem-se incluídos. Cada colaborador quer receber a mesma informação tão rapidamente quanto todos os outros. Exponha o contexto para as decisões e comunique-as de forma eficaz e constante.
6. Proporcione perspectivas de crescimento
Crie oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os colaboradores. Formações, oportunidades de promoção e progressão de carreira são compromissos que uma empresa deve ter para com os seus colaboradores.
7. Assuma uma posição de liderança
Proporcione uma estratégia de liderança apropriada, incluindo uma missão, visão, valores e objectivos. Os seus colaboradores querem sentir que fazem parte de algo maior que as suas ambições. Se eles compreenderem o caminho da empresa e o seu contributo para alcançar os objectivos estabelecidos, estarão dispostos a contribuir mais.
8. Reconheça o contributo dos seus colaboradores
Disponha de um sistema de benefícios e reconhecimento apropriado a fim dos colaboradores se sentirem valorizados. O poder de uma recompensa ou reconhecimento tem um impacto bastante positivo no ambiente de trabalho.