
As equipas de Recursos Humanos têm de ser preparar para uma longa e dura realidade. Há quatro temas essenciais
A COVID-19 faz parte da nossa realidade há vários meses. O optimismo de uma melhoria da situação nos meses quentes de Verão não aconteceu, pelo que percebemos agora que esta é uma realidade que veio para ficar mais tempo do que o desejado.
Enquanto não surge uma vacina ou um tratamento terapêutico eficaz, o vírus vai continuar a afectar as nossas vidas e a economia. Mas, se esta situação nos ensinou alguma coisa, foi a importância de nos conseguirmos adaptar a situações que mudam de uma forma muito rápida. Em apenas alguns meses, vimos acontecer transformações que muitos pensavam levariam anos. No meio disto tudo, os Recursos Humanos têm sido a cola que mantém a empresa unida, colaborando com a área de TI e com o departamento de operações, gerindo todos manter os negócios a funcionar.
Este reflexão surge na HRExchange, que defende que, agora, enquanto olhamos para o futuro e nos questionamos sobre o que está por vir, existem algumas inevitabilidades para as quais é preciso estarmos preparados:
- Re-capacitar os recursos humanos
O termo reskilling pode parecer um pouco negativo. Algumas pessoa podem considerar que as skills que possuem são inúteis e que agora precisam de aprender novas capacidades para manterem o emprego. Pode não ser necessariamente assim, como é o caso das equipas de recursos humanos. Um exemplo podemos encontrá-lo na equipa de recrutamento de muitas empresas. Com o recrutamento a diminuir, estas equipas tiveram de mudar o eixo da sua actuação, o que implicou alguma adaptação.
Com isto em mente, os líderes de recursos humanos podem fazer a transição das equipas para dar resposta a desafios mais urgentes, como ajudar na transformação tecnológica, analisar as políticas existentes e ser capaz de fornecer respostas e insights sobre procedimentos e dados criado em redor das equipas em trabalho remoto.
- Informe sempre sobre as questão da remuneração
A evolução da situação pode criar novas variações na forma como os colaboradores são pagos, as quais não existiam antes. Existe um pagamento de risco? A organização está a ser obrigada a fazer cortes nos salários? E quanto a bónus ou aumentos? Estão a realizadas novas contratações?
Todas estas questões apresentam um desafio que afecta o cerne da função de recursos humanos. A forma como a gestão de desempenho é realizada, a maneira como decorre a experiência dos colaboradores, a mudança na expectativas de produtividade são aspectos que trazem novos desafios quando se fala em remuneração. Todos os elementos da equipa de recursos humanos devem estar preparados para enfrentar esses desafios, procurando soluções inovadoras que ajudem os colaboradores a manter o engagment com a organização.
- Seja mestre do plano de contingência
Nunca o futuro foi tão incerto. Todos os sectores viveram dificuldades com a falta de planeamento. Percebe-se hoje que uma das maiores lições da era COVID passa pela necessidade de um planeamento diário. A preparação de planos de contingência exige que os profissionais de recursos humanos pensem “fora da caixa”. Qualquer planeamento que não leve em consideração a rapidez com que as coisas podem mudar é imprudente.
- Perceba onde a tecnologia é necessária
Discute-se muito sobre a tecnologia, o que não é de estranhar dada a realidade em que vivemos. Com equipas mais pequenas e uma maior pressão sobre os colaboradores, a tecnologia tem um importante papel a desempenhar no futuro do trabalho. Da automação à análise de dados, há uma grande variedade de ferramentas que os recursos humanos podem implementar para melhorar a eficiência e experiência de trabalho do colaborador.