Best Workplaces, CA Seguros: As pessoas no centro da gestão estratégica

6º Lugar – 101-200 Colaboradores

Esta seguradora distingue-se como um “great place to work” por ser uma empresa que se preocupa verdadeiramente com o bem-estar dos colaboradores, por promover o seu crescimento, autonomia e por manter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. São estes os factores essenciais enumerados em entrevista à Human Resources Portugal pela administradora da CA Seguros, Margarida Couto.

O que distingue a CA Seguros como um “great place to work”?

A nossa identidade enquanto empregadores é, em grande parte, definida pelas nossas pessoas. Temos uma cultura muito forte de cooperação, de orgulho na “nossa camisola” e ambicionamos sempre mais e melhor.

Privilegiamos a comunicação interna, a ligação e interacção entre os órgãos de gestão e os colaboradores, consolidando a confiança e fomentando um excelente ambiente de trabalho. Todas as oportunidades de crescimento e progressão profissional são preenchidas pelas nossas pessoas, recorrendo a recursos externos somente quando necessário. Disponibilizamos um leque de benefícios para os colaboradores e suas famílias, que são amplamente apreciados e valorizados.

A diversidade de iniciativas que temos implementadas tem por objectivo satisfazer as necessidades dos colaboradores, incluindo o seu desenvolvimento profissional, a promoção do seu bem-estar e o incentivo das relações interpessoais.

Qual a estratégia de Gestão de Pessoas seguida na empresa?

Na CA Seguros, acreditamos firmemente que as pessoas são o nosso activo mais valioso e, por isso, colocamo-las no centro da nossa gestão estratégica.

Implementamos várias iniciativas com o objectivo de reforçar o envolvimento dos colaboradores, incluindo regras claras de progressão profissional, um processo de avaliação de desempenho documentado, transparente e justo, remunerações adequadas à função e experiência, assim como uma ampla gama de benefícios. Apostamos numa cultura de feedback contínuo e na comunicação, com partilha de informação da empresa e dos seus resultados, e promovemos actividades que reforçam as relações sociais e o espírito de equipa dos colaboradores.

O retorno que recebemos, verifica-se ao nível da motivação, respeito, confiança, satisfação e envolvimento dos colaboradores o que, por sua vez, se reflecte no empenho e esforço despendido, no aumento da produtividade e na qualidade das decisões tomadas por cada um no âmbito da sua função.

Este forte alinhamento promove um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem valorizados, e traduz-se no nosso sucesso enquanto organização.

Que boas práticas se destacaram ao longo do último ano?

Na CA Seguros, acompanhamos diariamente o grau de envolvimento e de satisfação dos colaboradores, através de uma ferramenta específica, que monitoriza 10 métricas (satisfação, feedback, alinhamento, felicidade, saúde, reconhecimento, relação com os colegas, relação com as chefias, embaixadores e crescimento pessoal). Os colaboradores respondem a inquéritos semanais, onde podem expressar as suas opiniões e fazer sugestões. Os resultados permitem à gestão um acompanhamento próximo e adoptar medidas sempre que necessário.

O leque variado de benefícios que apresentamos permite responder às necessidades de todos os colaboradores (a título de exemplo: seguro de saúde gratuito para o colaborador e restante agregado familiar, consultas médicas e de psicologia gratuitas, crédito pessoal e habitação bonificados e comparticipação de mestrados e pós-graduações para os colaboradores).

Privilegiamos o recrutamento interno para o preenchimento de vagas, recorrendo ao mercado externo apenas quando não dispomos internamente dos perfis necessários para determinadas funções.

Em 2023, para responder ao regime híbrido e modelo de free sitting, inaugurámos também um novo espaço de trabalho, mais moderno, acolhedor e confortável, e estreámos um canal televisivo corporativo em formato diário.

E quais os maiores desafios que sentiram?

Os desafios são cada vez maiores, quer pela exigência do nosso cliente interno (e externo) que nos impulsiona para a melhoria contínua e inovação, quer pela diversidade de gerações dentro da CA Seguros, ou ainda pelo processo de transformação digital.

Por outro lado, o panorama actual do mercado e as características dos colaboradores mais jovens, têm tornado desafiante a retenção destas pessoas. A nossa estratégia passa por estarmos cada vez mais atentos e respondermos às necessidades individuais.

A média etária dos nossos colaboradores ronda os 42 anos, mas temos pessoas em fases muito diferentes da sua vida profissional e pessoal. Todos com singularidades distintas, pelo que procuramos trabalhar em diversas vertentes, desde a formação e desenvolvimento, à implementação de políticas de flexibilidade em trabalho remoto e na melhoria do leque de benefícios que disponibilizamos aos colaboradores. Apostamos em iniciativas de promoção do bem-estar e promovemos a mobilidade interna, processo através do qual os colaboradores podem candidatar-se a vagas para outras funções, dentro da empresa.

De que forma as transformações no mundo do trabalho têm vindo a influenciar as práticas de Gestão de Pessoas da CA Seguros?

As transformações no mundo do trabalho têm exercido uma influência significativa nas práticas de Gestão de Pessoas e a CA Seguros não é excepção:

  • Flexibilidade no local de trabalho: implementámos, desde 2021, um modelo de trabalho híbrido, combinando dois dias de presença física no escritório com três dias de teletrabalho.
  • Inovação: apostamos na automatização de tarefas operacionais, repetitivas e menos complexas, recorrendo à inteligência artificial. Esta abordagem estratégica permite optimizar diversas actividades, mantendo a qualidade e compromisso, enquanto possibilita a requalificação dos nossos colaboradores. Ao automatizar processos rotineiros, realocamos os nossos colaboradores para funções onde valorizamos o seu conhecimento, experiência, criatividade e capacidade de inovação.
  • Tecnologia na gestão de pessoas: utilizamos ferramentas de RH que nos auxiliam na gestão de pessoas, facilitando os processos (desde o recrutamento e integração, à formação, avaliação de desempenho e avaliação da satisfação dos colaboradores). Essas ferramentas são utilizadas pelo Gabinete de Recursos Humanos, pela Gestão de Topo e Chefias.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: o teletrabalho cria uma linha muito ténue entre a vida pessoal e profissional e, por isso, na CA Seguros temos acompanhado este tema. Apresentamos um conjunto de iniciativas como: apoio nas despesas escolares, comparticipação de ATL e vacinação que está fora do Plano Nacional de Saúde dos filhos dos colaboradores; convívios e actividades onde incluímos as famílias e dispensa no dia de aniversário do colaborador para poder festejar com a sua família.
  • Diversidade, Equidade, Inclusão e Sentido de Pertença: com a crescente conscientização acerca da importância destas temáticas no local de trabalho, utilizamos uma plataforma através da qual os colaboradores podem avaliar as nossas melhoras práticas (o score actual é de 8,3 numa escala de 0 a 10).
  • Experiência dos colaboradores dentro da CA Seguros: avaliamos o nosso processo de recrutamento, selecção e admissão; investimos na formação e desenvolvimento dos nossos colaboradores; medimos semanalmente a sua satisfação e incentivamos o feedback positivo ou construtivo de forma regular.

Do feedback que recolhem dos colaboradores, o que é que eles consideram essencial num “great place to work”?

Os resultados dos estudos de clima organizacional nos quais temos participado, evidenciam que uma das práticas mais valorizadas é o pacote alargado de benefícios que disponibilizamos, adequado à diversidade das necessidades dos nossos colaboradores.

De que forma a CA Seguros está a trabalhar para manter ou aumentar este nível de satisfação dos colaboradores em 2024?

Estamos convictos de que a chave para promovermos o nível de satisfação dos nossos colaboradores está em mantermo-nos fiéis aos nossos valores e à nossa cultura organizacional, que tem por base a comunicação e a transparência nos processos.

Queremos mantê-los informados sobre os objectivos, mudanças e decisões da CA Seguros e, por outro lado, continuar atentos às dinâmicas das equipas e às particularidades de cada pessoa. Vamos manter a aposta em eventos e convívios internos, entre todos, promovendo os laços de cooperação e entreajuda e acreditamos que os renovados espaços de trabalho também vão promover produtividade e o bem-estar dos nossos colaboradores.

Como estão a trabalhar para potenciar a atractividade da CA Seguros junto dos candidatos?

Os resultados das análises externas às nossas práticas de gestão de recursos humanos são muito importantes, pois interessa-nos saber, numa óptica de benchmarking, como nos posicionamos no mercado em geral e relativamente a outras empresas do sector financeiro, e o que podemos ainda melhorar.

Os prémios no âmbito dos estudos do clima organizacional, têm fortalecido a nossa visibilidade no mercado. Temos percebido que os candidatos que nos procuram e que entram nos nossos processos de recrutamento, vêm às entrevistas com uma ideia muito positiva do que é trabalhar na CA Seguros e isso é também algo que nos orgulha.

Em 2023, começámos a utilizar uma ferramenta que nos permite avaliar o processo de recrutamento, acolhimento e integração dos novos colaboradores. Com esta monitorização, conseguimos identificar os pontos que têm espaço para melhorar e os pontos mais valorizados nas novas admissões.

Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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