Bosch: Crescer a nível profissional sem descurar a vida pessoal

A Bosch aposta numa campanha global de employer branding intitulada “Work #LikeABosch”.

 

Esta campanha engloba os conceitos, grow, enjoy and inpire“, que traduzem as práticas orientadoras da Bosch, e cujos pilares reflectem e comunicam a cultura interna e o posicionamento da empresa, firmando aquele que é o seu Employer Value Proposition (EVP): crescer em inúmeras funções, posições e oportunidades; desfrutar dos benefícios da conciliação entre a vida pessoal e o trabalho e fazer com que valha a pena; e inspirar a criação de um hoje e um amanhã melhores. Em conversa com a Human Resources Portugal, Joana Lino, directora de Recursos Humanos da Bosch Home Comfort em Portugal, explica como a empresa trabalha nestas premissas de forma transversal a todas as suas localizações.

O que distingue a Bosch enquanto entidade empregadora?
Por um lado, a dimensão organizacional e a robustez da marca Bosch são capazes de atrair diversos candidatos; por outro, o facto de apresentarmos políticas de mobilidade interna e diversas possibilidades de desenvolvimento de carreira em multiplas áreas, o que engloba desde a inovação e desenvolvimento, de hardware e software, produção, unidades centrais e vendas, permite-nos dispor de um leque alargado de funções atractivas. Tudo isto é suportado por algo muito importante que é a nossa cultura empresarial, que assenta em valores como a diversidade, a responsabilidade social, a eficiência na utilização racional de recursos e a protecção ambiental, e que orientam a forma como fazemos o nosso trabalho diário. Paralelamente, a nossa orientação para o futuro e foco na sustentabilidade fazem com que sejamos uma empresa que investe muito na inovação e tecnologia.

Como surgiu a campanha global “Work #LikeABosch”?
A Bosch está no caminho de se tornar uma empresa líder em IoT, sendo possível verificar nos últimos anos um investimento elevado em investigação e desenvolvimento, tanto de hardware como de software, nas diferentes áreas de negócio da Bosch. Neste sentido, precisamos de talento e das competências necessárias para fazer acontecer esta transformação e por isso, sentimos a necessidade de reformular o nosso EVP, a nossa promessa enquanto empregador, no decorrer do ano 2021, procurando adaptar-nos aos novos tempos e às expectativas do público-alvo. A campanha Work #LikeABosch representa a Bosch como um empregador atractivo, moderno e diversificado, e comunica a nossa visão futura. Adicionalmente, esta campanha procura também relembrar aos nossos actuais colaboradores o que torna a Bosch um empregador de excelência e para onde nos dirigimos.

Quais as principais premissas em que assenta a visão do Work #LikeABosch?
A promessa que fazemos aos nossos colaboradores é sólida: crescemos juntos, desfrutamos do que fazemos e inspiramo- -nos uns aos outros. Reflectimos essas ideias em três conceitos: Grow. Enjoy. Inspire. Estas três dimensões foram escolhidas na medida em que encontramos diferentes exemplos no nosso dia-a-dia: quanto ao crescimento e desenvolvimento (“Grow.”), dispomos de múltiplas sessões de formação para o desenvolvimento de cada colaborador, promovendo a autoaprendizagem e a formação contínua, facilitar mudanças de nível, área, negócio ou localização e destacamentos internacionais, trabalho com colegas de diferentes culturas e uma cultura acolhedora e que promove o feedback. Se falarmos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (“Enjoy.”), orgulhamo-nos de ter diferentes modelos de trabalho flexíveis, descontos em produtos e serviços, incluindo produtos Bosch, seguro médico competitivo, actividades e eventos que contribuem para o convívio e aprendizagem dos nossos colaboradores. Por fim, colaboração e liderança (“Inspire.”) num ambiente inclusivo (diversidade, equidade e inclusão), de liderança positiva, onde focamos nos pontos fortes da nossa força de trabalho, colaboramos e partilhamos conhecimento internacionalmente, com responsabilidade social e especial interesse pela sustentabilidade.

No contexto de Employer Branding, que imagem pretendem que os colaboradores, actuais e potenciais, tenham da Bosch?
Para a Bosch, é uma prioridade garantir que as nossas pessoas têm as condições para se desenvolverem e realizarem o melhor trabalho que lhes é possível, por isso, a nossa estratégia de Employer Branding assenta na implementação de medidas e políticas que promovem o bem-estar das nossas pessoas e equipas. Sabemos que hoje a atracção e retenção do talento vão muito mais além da compensação, e que embora continue a ser um aspecto relevante, deve sempre fazer parte de um conjunto de outras propostas de benefícios que incluem, por exemplo, mais oportunidades ao longo das várias etapas da vida profissional, a flexibilidade em termos de gestão de tempo, etc. É com isso em mente que procuramos implementar medidas que vão de encontro ao que as nossas pessoas ambicionam.

Um mercado de trabalho cada vez mais global exige que uma organização seja criativa na sua capacidade de atrair e reter os talentos. Que actividades promovem nesse sentido?
O mais importante é mantermos uma comunicação constante e aberta com o talento, evidenciando claramente qual o nosso proposito, bem como qual é a nossa cultura e valores.E para isso, desenvolvemos uma estratégia clara para proporcionar experiências enriquecedoras tanto aos actuais colaboradores como aos candidatos. Dessa estratégia fazem parte diversos programas específicos relacionados com o desenvolvimento de carreira, como por exemplo: o Boost, um programa de aceleração de carreiras que ocorre anualmente e que procura jovens com elevado potencial que queiram acelerar as suas carreiras e que possam assumir no futuro posições de nível superior na Bosch Portugal; o Jump In, um programa de estágios a nível nacional que engloba estágios profissionais/extracurriculares, curriculares e de verão; o Bosch Connect Day, um dia em que é possível acompanhar o trabalho dos nossos engenheiros, troca de experiências com as equipas e conhecimento dos objectivos e desafios de cada projecto; a iniciativa Road2Bosch, em que a Bosch ruma às principais universidades do país e dá a oportunidade aos estudantes que sonham com um futuro no mundo da tecnologia de nos conhecer. Além disso, ao longo do ano, realizamos campanhas mais específicas tendo em conta as nossas necessidades de recrutamento, que incluem uma solução conjunta entre actividades digitais, online, mas também offline, e participamos em eventos externos, tecnológicos e de recrutamento, assim como em feiras de emprego.

Este artigo faz parte do Especial “Employer Branding” publicado na edição de Dezembro (n.º 156) da Human Resources.

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