Caderno de Formação

Enquadramento:

Que evolução terá a formação de executivos?

A formação é, no fundo, realizada para garantir que os colaboradores da empresa se mantêm competentes e eficientes. Ou seja, para que saibam o que estão a fazer e, para assim, contribuir positivamente para o funcionamento da sua organização.

Um dos desafios que os sistemas de formação e desenvolvimento têm enfrentado nos últimos tempos é a cada vez maior diversidade no seio das empresas. Ou seja, grande parte dos colaboradores tem, entre outras coisas, origens, culturas, histórias, métodos de aprendizagem e de trabalho distintos. Por isso, é necessário aproveitar todas as mais-valias de cada uma destas pessoas mas, por outro lado, envolvê-las nos objectivos e valores comuns da organização.

Casos:

Bureau Veritas

Uma área assumida pelo Bureau Veritas como uma alavanca para o aumento da produtividade e para a transformação da sociedade.

O Bureau Veritas posiciona-se no mercado com uma oferta formativa que tenciona reforçar a competitividade das empresas e ser uma mais-valia para o aumento das competências dos seus colaboradores.

Distingue-se pelos seus valores de integridade, ética, consultoria imparcial, foco no cliente e segurança no trabalho, sendo reconhecida e acreditada internacionalmente pelos principais organismos nacionais e internacionais. Neste momento, detêm 900 acreditações e reconhecimentos a nível mundial.

Rosa Braz, coordenadora de Formação do Bureau Veritas, põe-nos a par da importância desta área e das diferentes modalidades de formação.

Católica-Lisbon

A Formação de Executivos é actualmente reconhecida nacional e internacionalmente como uma das 40 melhores Business Schools do mundo, sendo a melhor escola portuguesa, e uma das 20 melhores da Europa, de acordo com o ranking do Financial Times.

CH Consulting

O mais importante grupo de consultoria português, com operações à escala mundial e uma oferta global, oferece aos clientes soluções integradas.

O Grupo Ch possui uma oferta global de serviços integrados, multissectoriais e altamente especializados, operando desde o segmento das PME aos mais importantes grupos económicos nacionais e companhias multinacionais. Organizando em cinco empresas que trabalham no sentido de oferecer aos clientes soluções integradas, do Grupo CH fazem parte a CH Business Consulting, especialistas na Gestão Pessoas e Organizações; a CH Academy focalizada nas áreas da Formação e Desenvolvimento Pessoal; KWL, empresa direccionada para a implementação de Sistemas de Gestão; Monstros & Companhia, Agência de Comunicação; e Burocratik, especializada em Design e Branding.

Com uma experiência cimentada no mercado, têm uma forte aposta na formação, «a CH Academy, a empresa do grupo especializada em formação, não trabalha com formações por catálogo, ou seja, para nós a formação tem e deve ser desenhada à medida das necessidades dos clientes», refere Eva Matos, partner do Grupo CH e directora da CH Academy.

FLAG

Composta por profissionais experientes e reconhecidos no mercado, a FLAG o parceiro de formação privilegiado de empresas e particulares, como explica Gabriel Augusto, o seu director.

Groundforce Portugal

A formação na Groundforce Portugal contribui para a diferenciação positiva e o desenvolvimento sustentado da organização. Consciente de que só uma cultura fortemente baseada na regulação, prevenção da segurança operacional e certificação constitui um alicerce sólido para estruturar um ciclo de melhoria contínua.

AGroundforce Portugal é, nos tempos que correm, uma empresa
prestigiante na sua área de actividade, tendo consolidado, nos últimos tempos, a sua credibilidade no relacionamento com as suas partes interessadas. Derivado da importância crítica da componente
regulatória da sua actividade por estar relacionada com a aviação civil, tanto a nível nacional (ANAC, autoridades aeroportuárias) como internacional (IATA, ICAO, ECAC, EASA, entre outros), encara a Gestão Integrada como um dos factores estratégicos do desenvolvimento sustentado da sua organização, consciente de que só uma cultura fortemente baseada
na prevenção da segurança operacional – acidentes/incidentes (safety) e actos de interferência ilegal contra a aviação civil (security), poderá constituir um alicerce sólido para a prossecução da
sua actividade.

INDEG-ISCTE

Na linha da frente na formação de executivos, o INDEG-ISCTE foi a primeira escola de negócios a nascer em Portugal. Hoje tem presença activa não só no nosso país mas também em Angola, Brasil e Moçambique através de parcerias e programas.

A sua criação resultou de uma associação entre
o ISCTE-IUL e onze entidades (Caixa Geral de Depósitos, CTT,
EDP, Auchan, PT, TAP, Millennium BCP, Metropolitano de Lisboa, IAPMEI, UNISYS, Ordem dos Engenheiros) criando desta maneira uma aproximação real ao mundo corporativo.

Sobre isto e muito mais falámos com Paulo Bento, presidente do INDEG-ISCTE.

Infraestruturas de Portugal

Desde sempre que a Formação é considerada uma área de incontornável importância, primeiro no sector dos transportes e agora como gestores de infraestruturas e redes.

O negócio Infraestruturas de Portugal (IP) envolve áreas de grande tecnicidade, muito focadas num conhecimento histórico permanentemente actualizado, quer pela via académica, quer pela via tecnológica e formativa, nacional e internacional.
Assim sendo, a empresa disponibiliza recursos técnicos, organizativos e, principalmente, a massa crítica necessária à concepção e ao desenvolvimento das soluções e operacionalização da
actividade da formação. «Temos um portefólio de mais de 500 cursos, nomeadamente nas áreas técnicas associadas ao negócio rodoviário e ferroviário, na gestão das operações, na segurança e
saúde no trabalho e no desenvolvimento de competências transversais, de liderança, pessoais e em áreas emergentes no negócio Infraestruturas de Portugal, como as áreas comercial e de marketing associadas à prospeção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio», afirma Fernando Moreira Silva, director da Academia da Infraestruturas de Portugal.

NOS

Aprender. Crescer. Partilhar. Inovar. Este é o bilhete de identidade do NOS Campus, a universidade corporativa do maior grupo de Comunicações e Entretenimento em Portugal, que tem a ambição de ser uma referência na formação que se faz no País.

Podem ser programas, cursos, seminários e conferências,
mas os princípios orientadores são sempre os mesmos: competência,
qualidade e rigor. O NOS Campus é para todos os colaboradores do grupo e tem o seu foco nas pessoas, privilegiando a construção, o desenvolvimento e a partilha do conhecimento na organização.
Enquadra-se na cultura de inovação que faz parte do ADN do grupo e pretende ser um projecto de referência em Portugal na área da Formação e da Educação Empresarial.

Para Miguel Almeida, presidente da comissão executiva da NOS, «a nova universidade corporativa vai reforçar a nossa capacidade para empreender novos objectivos, vencer desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento que o futuro nos reserva». O NOS Campus parte do conceito “para todos nós” e pretende ser um espaço de partilha e de transferência de conhecimento entre todos os
profissionais e de desenvolvimento do seu potencial e talento.

Paula Tomás Consultores

A emblemática expressão “I have a dream” caracteriza o nascimento da Paula Tomás Consultores, empresa de referência na área de Formação, nomeadamente em “Soft Skills” e Consultoria de RH.

O ano de 2003 viu nascer a Paula Tomás Consultores (PTC). Depois de 18 anos de experiência profissional, Paula Tomás, managing
director da PTC, decidiu criar a empresa com «a profunda convicção de que as pessoas são o sucesso das organizações e que a aposta na formação e consultoria de RH era e continua a ser essencial para o
sucesso organizacional». Numa entrevista conjunta com Ana Ferreira, responsável pela Formação e-Learning da PTC, a responsável explicou o que é hoje a PTC.

Popular

Desde 2014 que a equipa de Recursos Humanos do Popular tem sido reforçada com colaboradores provenientes do negócio, sendo que para a organização a origem dos colaboradores não é inócua.

O que é que uma bailarina ou um médico tem a ver com um director de uma agência bancária? Como é que a gestão do negócio bancário se pode relacionar com a vida de um treinador de futebol ou uma psicóloga habituada a planificar acções em cenários de catástrofe?
Desde 2014 que a equipa de Recursos Humanos do Popular tem sido reforçada com colaboradores provenientes do negócio e para Paulo Serôdio, antigo director de uma agência bancária de Lisboa, agora responsável pela formação do Popular, a origem dos colaboradores não é inócua. «Quando me convidaram para vir trabalhar para a
equipa de recursos humanos apanhei um susto! A minha vida era o negócio e desde sempre que me via a gerir clientes e equipas e não me imaginava a trabalhar nos serviços centrais», afirma.

REN

O Campus REN é o novo modelo de formação da REN dedicado ao desenvolvimento integral do capital humano.

Este conceito é a fase lógica e subsequente ao que até aqui vinha a ser a oferta de formação na REN. Assim, procedeu-se à concepção de
um programa cujo o objectivo é permitir o acesso a programas formativos à medida das necessidades de aprendizagem dos colaboradores, tanto transversais como específicas, de forma a potenciar as suas capacidades e a direccionar a Gestão do Conhecimento da REN para aquilo que a empresa pretende ser e desenvolver no futuro.

Rumos

A Rumos acompanha o percurso de quem quer fazer carreira nas Tecnologias de Informação – desde a educação profissional à formação certificada até à colocação no mercado de trabalho.

A empresa Rumos está estruturada em quatro áreas: Formação Profissional, Educação, Serviços de Tecnologias de Informação e Outsourcing em Recursos Humanos.

Jorge Lopes, director da Unidade de Formação da Rumos, explica-nos em detalhe como actuam num mercado com uma evolução permanente sem perderem a sua identidade.

Vantagem +

Com mais de 20 anos de existência no mercado, a Vantagem+ conta com um percurso empresarial de excelência.

Proporcionar inovação e as últimas tendências em formação nas áreas essenciais para o desenvolvimento das empresas é o objectivo da Vantagem+. Depois de duas décadas de experiência cimentada,
é altura da Vantagem+ ditar tendências num mercado em constante evolução, como refere em entrevista Paulo Gandrita, director-geral da empresa.

 

Ler Mais