Café Joyeux chega ao Norte e procura jovens-adultos com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento

O Café Joyeux prepara-se para abrir portas no NorteShopping, em Matosinhos, no próximo mês de Setembro. Esta será a sua primeira unidade no norte do país e também a estreia absoluta do conceito em contexto de centro comercial em Portugal.

A nova unidade do Café Joyeux no NorteShopping irá empregar oito jovens com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID), que integrarão a equipa desde o primeiro dia com formação adequada e acompanhamento contínuo. Além destes, serão também integrados 16 jovens nos serviços de catering, serviço disponibilizado pelo Café Joyeux e dirigido tanto a empresas como particulares.

O processo de recrutamento já está em curso, em vilacomvida.pt/emprego-joyeux, com oportunidades para pessoas com DID que queiram iniciar ou desenvolver o seu percurso profissional, bem como para profissionais da área da restauração que desejem integrar uma equipa diversa, com propósito e espírito de missão.

«Chegar ao NorteShopping tem um significado especial: é o nosso primeiro café-restaurante no norte do país e o primeiro dentro de um centro comercial, onde anualmente passam 17 milhões de pessoas – 17 milhões de oportunidades de desmistificar preconceitos sobre a real capacidade destes jovens-adultos poderem ter um emprego inseridos na comunidade, num projecto em que a qualidade e o profissionalismo no serviço são condições para que a expansão da nossa missão continue a acontecer», refere Filipa Pinto Coelho, presidente executiva da Associação VilacomVida e CEO do Café Joyeux Portugal.

«É também para nós o atingir do objectivo proposto de abertura de seis cafés Joyeux em Portugal de 2021 a 2026, o que muito nos alegra, e que apenas é possível graças ao apoio permanente da sociedade e de parceiros extraordinários que temos tido o privilégio de envolver ao longo deste caminho de transformação social», acrescenta.

Para Paulo Valentim, director do NorteShopping, «receber o Café Joyeux é um privilégio, sendo este um projecto que representa muito mais do que a abertura de um novo espaço. É um exemplo concreto de como podemos usar o nosso Centro para gerar impacto positivo e dar visibilidade à inclusão no dia-a-dia. O NorteShopping procura constantemente ser mais do que um centro comercial: queremos ser um espaço com alma, que oferece experiências relevantes e com propósito. A chegada do Café Joyeux vem precisamente alargar essa oferta, trazendo consigo uma nova energia, feita de diversidade, empatia e transformação social.»

A abertura desta nova unidade do Café Joyeux, no NorteShopping, conta com o apoio do Portugal Inovação Social, através do P2030, da Fundação “la Caixa” e da Sonae Sierra, enquanto investidores sociais do projecto. «O envolvimento destas entidades foi determinante para que o Café Joyeux do NorteShopping fosse uma realidade, reforçando o compromisso conjunto com a inclusão, a empregabilidade e a transformação social», enfatizou Filipa Pinto Coelho.

O Café Joyeux é um projecto da VilacomVida, associação que promove a inclusão de jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID), através do respeCtivo recrutamento, formação e integração no mercado de trabalho. Desde 2021, o projecto já empregou mais de 40 jovens-adultos com DID em Portugal. A nova loja do NorteShopping, que abre em Setembro, será a sexta da rede Café Joyeux que está já presente em Lisboa (São Bento, Parque das Nações – Grupo Ageas, e Telheiras – Cofidis Natura Towers), em Cascais (Baía de Cascais) e em Carcavelos (campus da Nova SBE).

Ler Mais