CEO – Prémios Human Resources 2022

Qual o Presidente / CEO com quem mais gostaria de trabalhar?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Alexandre Fonseca

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Alexandre Fonseca trabalha com o Grupo Altice desde 2012. Na Altice Portugal, é o Chief Executive Officer, desde novembro de 2017, e o Responsável Executivo da ALTICE LABS, a unidade de Investigação e Desenvolvimento para o Grupo Altice, e o Presidente da Fundação Altice.

De junho de 2015 a novembro de 2017 foi CTO da Portugal Telecom. Anteriormente foi o CEO da ONI Portugal e ONI Moçambique, e CTO e Membro do Conselho de Administração da Cabovisão. Trabalhou em gestão estratégica e consultoria na Indústria de SI e Telecomunicações em Portugal e em diversos projetos internacionais.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem uma pós-graduação em Gestão de Vendas e Marketing pelo Team View Institute, em Lisboa.

 

António Ramalho

_______________________________________________________________________________________________________

 

Clara Raposo

Clara Raposo é Presidente (Dean) do ISEG desde julho de 2018, onde é também professora catedrática de finanças desde 2010. Antes do ISEG, foi professora na Universidade de Oxford e no ISCTE, após o Doutoramento na London Business School.

É atualmente, também, vogal da Direção do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, membo da Academia das Ciências de Lisboa, membro do conselho consultivo do BCSD Portugal e Embaixadora Aliança ODS Portugal para o ODS 4 – Educação de Qualidade. É Chairwoman da Greenvolt desde junho de 2021.

Durante o seu mandato de Presidente, o ISEG recebeu a acreditação internacional AACSB e entrou nos rankings do Financial Times, com o Mestrado em Finance, aquele em que sempre lecionou e foi coordenadora. Internacionalização, modernização e vanguardismo na atividade da universidade são marcas identitárias de uma académica e gestora que coloca em pé de igualdade os seus interesses humanistas com os do desenvolvimento sustentável dos negócios e das economias.

 

Isabel Vaz

  • É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1990) e tem um Master of Business and Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa (1994).
  • Após a licenciatura, iniciou a sua vida profissional como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET). Foi Engenheira de Projeto Fabril no Grupo Atral Cipan. Em 1992, ingressou na McKinsey, empresa de consultadoria estratégica de alta direção, onde foi senior consultant durante sete anos, participando em projetos essencialmente na área da banca e seguros.
  • Desde 1999, é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde, liderando mais de 12500 mil colaboradores em 28 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz, em Lisboa. Entre 2012 e 2022, o Grupo que lidera geriu também, em regime de Parceria Público-Privada, um hospital público – o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
  • Foi membro do Conselho de Faculdade da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. E membro do International Advisory Board do The Lisbon MBA, da mesma Faculdade.
  • Foi ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa.
  • Nos últimos anos, tem realizado regularmente conferências sobre gestão em saúde, liderança, recursos humanos e sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde, a convite de diversas universidades e outras instituições.
  • Em 2015, recebeu o prémio do Jornal de Negócios «Excellens Oeconomics», como melhor gestora do ano em Portugal.
  • Em 2017, recebeu o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2017, atribuído pelo Instituto Superior Técnico (IST) a antigas alunas que se distinguiram no seu percurso profissional e social.
  • Em 2019, foi considerada uma das 10 mulheres portuguesas mais poderosas, pela revista Forbes.
  • Em setembro 2020, foi pela 5ª vez consecutiva, considerada uma das mulheres mais influentes de Portugal pela Revista Executiva.

 

José F. Gonçalves

José Gonçalves é Presidente do Conselho de Administração e Country Managing Director da Accenture em Portugal, assim como membro da Comissão Executiva da região de Ibéria, incluindo Espanha, Portugal e Israel.

É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e realizou diversas certificações em gestão, destacando-se o Programa de Alta Direção de Empresa, pela AESE, assim como o Advanced Management Program, uma parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Kellogg School of Management em Chicago.

Ingressou na Accenture Portugal em 1994, tendo sido nomeado presidente da empresa em 2016. Desde então liderou um novo ciclo de crescimento acelerado da empresa, refrescando a sua equipa de gestão, reforçando a colaboração com os principais players nacionais e investindo na exportação para mercados de alto valor acrescentado, como sejam a Europa e Estados Unidos.

 

Miguel Stiwell de Andrade

Miguel Stilwell d’Andrade é o CEO da EDP e EDP Renováveis. Nos últimos vinte anos, desempenhou funções de liderança na EDP, incluindo CFO da EDP, CEO da EDP Espanha e da EDP Comercial e foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Adicionalmente, como Director de Desenvolvimento Corporativo e M&A do Grupo EDP, Miguel liderou várias transações relevantes, incluindo as que deram origem à EDPR, as associadas às várias fases de privatização da EDP e os IPOs (Oferta Publica Inicial) da EDP Brasil e da EDPR. Começou o seu percurso no sector energético em 2000, tendo iniciado a sua carreira no banco de investimento UBS em Londres.

O Miguel tem um MBA pelo MIT Sloan School of Management e é licenciado pela Universidade de Strathclyde (Escócia) com um M.Eng em Engenharia Mecânica.

 

Nelson Pires

Nelson Ferreira Pires tem 49 anos, casado e com 5 filhos. Adora viajar com a sua família. Iniciou a sua actividade profissional em 1993 como DIM. Actualmente é CEO da Jaba Recordati Portugal desde 2010 (também CEO da Recordati UK e Irlanda).

Para além disso, no âmbito da sua actividade de responsabilidade social e associativa: é Presidente da Fundação Marquês de Pombal, Membro da Direcção da APIFARMA, Membro da Assembleia Geral do AICIB membro do conselho editorial da revista Executive Digest. Foi Coordenador durante vários anos da Pós graduação em Direção Comercial do IPAM/Univ. Europeia e ex-Presidente da Markinfar.
Licenciado em Direito, tem um eMBA em Gestão de Negócio do sector Farmacêutico (UAL Lisboa), uma Pós-Graduação em Marketing IPAM) e uma Especialização em Gestão na Industria Farmacêutica (Univ. Católica).

É também co-autor de 2 livros, “Aprender Importa” e “WOW”. Escreveu inúmeros artigos de opinião publicados e participou em mais de 50 conferências.

As suas 2 máximas na vida profissional são: “O segundo é o primeiro dos últimos”, “O líder tem a visão de se rodear de profissionais melhor que ele nas suas áreas”.

 

Paulo Macedo

Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo nasceu em 1963. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, em 1986.

Uma parte importante da sua vida profissional passou pela iniciativa privada – começou pela Arthur Andersen (atual Deloitte), passou pela administração da MEDIS, do INTERBANCO, da Ocidental, do Euronext BV e ocupou vários cargos de direção no Millenniumbcp, tendo desempenhado o lugar de vice-presidente executivo deste banco.

Outra parte da sua carreira foi construída no serviço público – docente universitário, Diretor-Geral das Contribuições e Impostos, Ministro da Saúde, CEO da Caixa Geral de Depósitos.

A passagem por todos estes setores trouxe sempre o reconhecimento de um percurso ao serviço das pessoas, da melhoria das organizações, a procura de pontos de equilíbrio e a busca de consensos.

 

Paulo Rosado

Paulo Rosado é fundador e CEO da OutSystems, fundada em 2001. Paulo lidera desde o início a empresa que é hoje considerada uma das empresas de tecnologia de mais rápido crescimento do mundo. A OutSystems tem desde sempre a visão de dar a todas as empresas a possibilidade de inovar através do Software e juntou-se à lista de Unicórnios Portugueses após o investimento de 360M$ por parte da KKR e Goldman Sachs. Paulo iniciou a sua carreira em Silicon Valley onde trabalhou para a Oracle. Antes de fundar a OutSystems foi Vice Presidente na Altitude Software e também CEO e co-fundador da Intervento. Paulo tem uma licenciatura em Engenharia Informática na Universidade Nova de Lisboa e um Mestrado em Computer Science pela Stanford University.

 

Pedro Castro e Almeida

Pedro Castro e Almeida é Presidente da Comissão Executiva do Santander em Portugal desde 2019, tendo integrado a mesma em 2009. A sua ligação ao Banco em Portugal teve início em 1993, tendo tido responsabilidade em várias áreas. Entre 2007 e 2009 foi membro do conselho de administração do Banco Santander Totta e do Banco Santander de Negócios Portugal. Foi ainda presidente do Santander Totta Seguros durante sete anos, entre 2005 e 2012.

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, frequentou várias escolas de negócios na Europa e nos Estados Unidos, nomeadamente INSEAD, Harvard Business School e Kellogg

 

Rogério Campos Henriques

_______________________________________________________________________________________________________

 

Rui Miguel Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro é CEO no Grupo Nabeiro-Delta Cafés, um dos maiores grupos empresariais privados em Portugal. Conta com mais de 30 empresas distribuídas por vários sectores de actividade mas mantendo o Café como actividade principal. Presente em mais de 40 países e com Operações Directas em 8 – Portugal, Espanha, França, Suiça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China – conta com mais de 3 800 colaboradores e detém a maior torrefação de café da Península Ibérica.

Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade Católica), iniciou o seu percurso profissional em Itália. Nos últimos 10 anos, como Administrador do Grupo Nabeiro, destacam-se a criação da marca Delta Q, a introdução de novas categorias no portfolio do Grupo e a expansão da área Internacional. A sua missão é a de desenvolver os seus colaboradores, as marcas e o negócio, colocando a Delta Cafés como um dos top 10 coffee players mundiais.

 

 

Participe e vote AQUI