Cerca de 74% das apps recolhem informação a mais sobre os utilizadores. Saiba como proteger a sua privacidade (em seis passos)

Quase 87% das apps para Android e 60% das apps para iOS requisitam acesso a funções de dispositivos que não estão relacionadas com o seu desempenho, revela uma pesquisa recente da NordVPN. Veja como proteger a sua privacidade em apps com seis simples passos. 

 

Investigadores de cibersegurança e privacidade da NordVPN analisaram as apps móveis globais mais populares em 18 categorias. Até 14% das apps colectam mais informação desnecessária do que necessária para o seu desempenho, e apenas 8% não colectam qualquer informação desnecessária. Em média, cada quinta permissão requisitada não é necessária para o correcto funcionamento da app.

«Um número significativo de apps móveis que usamos diariamente requisitam acesso a funções de dispositivos que não estão relacionadas com o seu desempenho. A maioria dos utilizadores autoriza a app a espiá-los sem sequer ler os termos e condições», revela Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN.

«Os utilizadores devem considerar se a app precisa de certos dados ou não para funcionar correctamente antes de clicar em “Aceito”, porque a informação colectada pode ser usada contra os seus interesses. É especialmente importante estar atento a certas categorias de apps que são mais intrusivas, como apps de redes sociais ou mensagens», acrescenta.

A pesquisa revela que 42% de todas as apps requisitam permissões relacionadas com actividades fora da app, o que significa que colectam informação sobre utilizadores noutras aplicações e websites. Adicionalmente, 37% das apps estudadas requisitam acesso à localização do utilizador, 35% à câmara, 22% à galeria de fotos, e 16% ao microfone.

 

Apps de redes sociais e mensagens são as mais preocupantes

Apps de redes sociais, mensagens, navegação, e dating requerem o maior número de permissões relativamente a outras categorias. Também lideram no número de permissões desnecessárias requisitadas. Em média, apps de redes sociais requisitam 10 permissões desnecessárias, apps de navegação nove, apps de dating seis, e apps de mensagens cinco.

Utilizadores Android são os que menos se precisam de preocupar com apps de gaming. Estas requisitam, em média, 10 permissões, sendo que apenas uma destas é desnecessária. Em termos de permissões desnecessárias no iOS, apps de produtividade lideram por praticamente não colectarem dados não fundamentais, enquanto apps de comida e bebida requisitam menos de três permissões.

 

Como proteger a sua privacidade em apps

Para proteger a sua privacidade em apps, Adrianus Warmenhoven sugere as seguintes medidas preventivas:

  • Faça download de apps a partir de lojas oficiais. App stores não oficiais nem sempre contam com sistemas para verificar se uma app é segura antes de a publicar e disponibilizar para download. Ao obter uma app de uma fonte não oficial, arrisca-se ainda a que esta seja modificada por criminosos.
  • Leia a política de privacidade da app antes de fazer download. Verifique que informações a app vai rastrear e partilhar com terceiros. Se não está feliz com o nível de privacidade, procure uma alternativa.
  • Aprenda sobre permissões de dados. Ao fazer download de uma app, ser-lhe-ão pedidas várias permissões de acesso de dados. Certifique-se de que estas fazem sentido. Se já tem a app, analise todas as permissões e desligue aquelas que não quer ou precisa; considere ainda eliminar as apps que pedem demasiadas permissões (especialmente caso estas sejam desnecessárias para o correcto funcionamento da app). Deve prestar particular atenção a permissões de câmara, microfone, armazenamento, localização, e lista de contactos.
  • Limite permissões de localização. Muitas apps requisitam acesso aos serviços de localização do seu telemóvel, por isso assegure-se de que sabe sempre a quais concedeu acesso. É melhor autorizar as apps a rastrear a sua localização apenas quando está a utilizar a app, ao invés de sempre.
  • Não faça log in automático com contas de redes sociais. Se fizer log in numa app com uma conta de rede social, a app pode colectar informação a partir da sua conta e vice-versa.
  • Apague apps não utilizadas. Se uma app não está a ser utilizada e se encontra no seu ecrã sem fazer nada, apague-a. É provável que esta continue a colectar dados mesmo quando não está a ser utilizada.
Ler Mais