
Cetelem: O colaborador como protagonista do seu desenvolvimento
Gerir 600 colaboradores com perfis diversificados requer uma estratégia abrangente, mas que valorize, ao mesmo tempo, a individualidade de cada um, diferentes necessidades, formas de aprendizagem e cuidado. Na Cetelem, as pessoas estão (reconhecidamente) no centro.
Por Tânia Reis
A distinção pelo oitavo ano consecutivo Top Employer Portugal vem reforçar o compromisso da Cetelem em colocar as pessoas no centro da estratégia e «esse reconhecimento é motivo de grande orgulho para todos», sublinha Sandra Barranquinho, directora de Recursos Humanos da marca comercial do BNP Paribas Personal Finance. «É uma distinção que fortalece o sentimento de pertença e faz com que todos se sintam parte de uma organização que valoriza o seu potencial e investe no seu bem-estar.»
A estratégia de gestão dos cerca de 600 colaboradores, com uma média de idades entre os 30 e 45 anos, está alicerçada em três dimensões fundamentais que, de forma integrada, reflectem as prioridades e convicções da marca. «A primeira é a experiência do colaborador, que se distingue pela personalização, partilha e colaboração. A segunda é a aposta em modelos sustentáveis de desenvolvimento, que antecipam as competências do futuro e permitem a adaptação às exigências constantes do mercado. E por fim, mas não menos importante, a promoção de uma cultura ética e inclusiva, onde a diversidade e o respeito são essenciais.»
Na área do well-being, um dos principais projectos é o programa WeCare, «que visa promover a saúde e o bem-estar através de acções estruturadas e benefícios diferenciados», assente em três pilares: bem-estar, prevenção e benefícios. Especificamente relacionado com o bem-estar, o programa Breathe tem como objectivo melhorar a literacia em saúde mental e apoiar na gestão do equilíbrio emocional. «Desde o lançamento em 2023, já implementámos mais de 20 iniciativas com mais de 900 participações.» Além disso, é disponibilizada uma linha de apoio psicológico, legal, financeiro e psicossocial, 24 horas por dia, sete dias por semana, acessível aos familiares dos colaboradores. Também oferecem regalias e benefícios, como bolsa mensal que pode ser utilizada para pagar a mensalidade do ginásio, além de dias de ausência adicionais e a possibilidade de adiantamento de subsídios.
No pilar da prevenção, a promoção da saúde faz-se através de consultas e acompanhamento médico personalizado, de forma a apoiar «os colaboradores e os seus familiares a gerir essas circunstâncias de forma digna e tranquila», faz notar Sandra Barranquinho, acrescentando o compromisso com a diversidade e inclusão, factor essencial para criar um ambiente de trabalho saudável. «Ao promover uma cultura inclusiva, onde todas as pessoas são valorizadas, contribuímos para um bem-estar colectivo.»
Desenvolvimento como motor e sucesso e satisfação
O desenvolvimento contínuo das pessoas é igualmente prioridade estratégica e faz parte da cultura organizacional da Cetelem. Acreditando que o crescimento pessoal e profissional é um motor do sucesso da empresa, investem fortemente nesse tipo de iniciativas.
A directora de Recursos Humanos realça que «o portefólio de formações é amplo e diversificado, pensado para dar autonomia a cada pessoa na gestão do seu crescimento, com opções que permitem que adquiram novas competências e se tornem protagonistas do seu desenvolvimento, valorizando diferentes formas de aprendizagem e reconhecendo que cada um tem o seu ritmo e preferências».
Por outro lado, a partilha de conhecimento é incentivada através de uma bolsa Interna de Formadores, com especialistas em várias áreas. «Uma dinâmica que fortalece o espírito colaborativo e garante que o saber se dissemina de forma orgânica dentro da organização».
A mobilidade interna é outra prática implementada, para que cada colaborador tenha a possibilidade de experienciar novos desafios e de crescer dentro da empresa, explorando diferentes áreas e enriquecendo as suas experiências.
A literacia financeira tampouco é descurada e, para tal, organizam diversos workshops e webinars com a partilha de informação útil e boas práticas sobre consumo responsável, para sensibilizar os colaboradores para a importância da tomada de decisões financeiras conscientes. «Este compromisso é um reflexo dos valores que defendemos, não apenas perante os nossos clientes, mas também com os nossos colaboradores», esclarece.
O pacote de benefícios abrange desde o seguro de saúde alargado aos familiares, passando por apoios financeiros para formação contínua, até dias adicionais de férias, sem esquecer a flexibilidade laboral. «Adoptámos um modelo de trabalho híbrido, que combina teletrabalho com presença no escritório. Este formato visa proporcionar uma flexibilidade que permite aos colaboradores adaptarem a sua forma de trabalhar às necessidades profissionais e pessoais, enquanto promove a proximidade e o espírito de equipa, essenciais para a cultura organizacional.»
Do conjunto de projectos e medidas disponibilizados, Sandra Barranquinho salienta que os mais valorizados pelos colaboradores são aqueles que promovem o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal, como sessões com especialistas externos em diversas áreas e os programas internos de mentoria e coaching que contribuem para o crescimento individual e desenvolvimento de novas competências.
Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº. 172) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.