
Cinco dicas para criar coesão e confiança com a sua equipa remota
Foi-vos confiado o desafio único de criar uma cultura de confiança, solidariedade, trabalho de equipa e coesão em tempos angustiantes e incertos, e é novo na função, mas não há razão para não se tentarem divertir um pouco enquanto o fazem.
Segundo um inquérito da Gallup, à medida que os empregadores se esforçavam por passar as suas equipas para trabalho remoto durante a pandemia, alguns colaboradores relataram ter perdido o sentido de ligação, relacionamento e valores culturais que costumavam ter no escritório.
De facto, os colaboradores que trabalhavam num local diferente do seu gestor tinham 10% menos probabilidades de se sentirem protegidos ou reconhecidos pelas suas contribuições, 7% menos probabilidades de se sentirem alinhados com a missão principal, e 5% menos probabilidades de sentirem que as suas opiniões são importantes.
Mais ainda, segundo a TinyPulse, enquanto 91% dos colaboradores classificam os seus colegas numa escala positiva, pouco mais de um terço (36%) descrevem os esforços de team-building da sua empresa como “pobres”, e 30% revelam que não se divertem muito no trabalho.
Não só precisam de criar confiança com os colaboradores remotos – especialmente como novos gestores que ainda estão a aprender a dinâmica da equipa –, como agora é uma boa altura para tornar isso divertido. Usem estas ideias para conseguirem manter as coisas leves enquanto se ligam mais profundamente como equipa.
1. Acolher uma cimeira virtual
As cimeiras da empresa são sempre uma boa ideia porque podemos sair do escritório e fazer algo diferente. Usem a cimeira virtual para criarem confiança entre a equipa enquanto se divertem e se ligam a projectos futuros, e a valores e objectivos da empresa.
Para conseguirem tornar a cimeira virtual ainda mais aliciante, experimentem estas ideias:
- Criem um fundo virtual Zoom que todos possam usar ou realizem um concurso para ver quem consegue criar ou escolher o fundo mais engraçado.
- Utilizem salas de descanso para dar tempo aos colaboradores para se ligarem individualmente.
- Usem o conselho de Sara Blakely, fundadora da Spanx, e incluam uma secção.
2. Criem listas de músicas
Uma experiência musical partilhada pode reforçar os laços de coesão e inclusão social entre pessoas em diversos locais, sugere a Frontiers in Psychology. A boa notícia é que se pode facilmente criar uma experiência musical partilhada para criar confiança e reforçar os laços de equipa com listas de reprodução partilhadas.
Esta ideia vem do “15 princípios para gerir uma equipa remota”, em que especialistas em comunicação explicam que uma playlist musical colaborativa permite aos colegas partilharem as suas preferências musicais e indicarem uns aos outros novos artistas, para que a equipa se aproxime como uma unidade.
3. Criem um clube literário da empresa
Um clube literário remoto é outra actividade de grupo que exige planeamento ou recursos mínimos, mas que pode levar a colaborações e interacções significativas que aumentam a confiança. A ideia é simples: escolher um livro para ler, depois organizar uma conversa Zoom para discutir o livro assim que todos o tenham terminado. Os benefícios desta iniciativa são claros, afirma Jessica McCaughey. A professora assistente de Escrita da Universidade George Washington sugere:
«Os clubes [literário] permitem aos membros não só partilhar as suas perspectivas sobre um texto, como também partilhar algumas das experiências de vida que os levaram a estas perspectivas. O livro serve como um ponto de partida… para conversas sobre a vida fora do livro.»
4. Joguem a um “preferiam…” virtual
Quando os colaboradores participam em conversas ao pé da máquina do café, aumenta a sua produtividade e sentido de pertença, segundo um estudo recente publicado na Academy of Management. Este tempo de ligação cria confiança à medida que os colaboradores aprendem factos e pormenores pessoais sobre os seus colegas de trabalho, como a sua música favorita ou os nomes dos seus animais de estimação.
Utilizem uma plataforma virtual como o Donut para emparelhar os membros da equipa com um colega de trabalho diferente cada semana, para que possam falar frente a frente. Mas não fiquem por aí. Mantenham a actividade divertida e interessante, dando a todos uma pergunta “Preferiam…” para debater durante a conversa.
5. Façam jogos de perguntas remotos
Os jogos de perguntas existem desde os anos 60 e podem ser facilmente utilizados para se ligarem e construírem confiança como uma equipa. À medida que os colaboradores trabalham em conjunto para vencer a concorrência, criam maior confiança uns nos outros, e, como facilitadores que organizaram algo divertido e não relacionado com o trabalho da equipa, também podem ganhar pontos de confiança.
Usem um gerador de perguntas para obterem uma lista de perguntas, entrar em equipas e começar a trabalhar. Tornem-no ainda mais divertido transformando-o numa happy hour de trivialidades para ajudar todos a descontrair-se e divertir-se um pouco mais.
Como novos gestores de uma equipa remota, foi-vos confiado o desafio único de criar uma cultura de confiança, solidariedade, trabalho de equipa e coesão durante tempos angustiantes e incertos. É um trabalho difícil, mas não é impossível, e estas actividades podem ajudar-vos a criar e a reforçar os laços de confiança com todos os membros da equipa.
Fonte: Jessica Thiefels, autora de “10 Questions That Answer Life’s Biggest Questions”, na Fast Company