Clara Celestino, Nokia: «Os nossos colaboradores valorizam a flexibilidade oferecida na Nokia, incluindo a possibilidade de poderem trabalhar remotamente»

A Nokia ficou em 20.º lugar no Randstad Employer Brand Research. Clara Celestino, directora de Recursos Humanos da Nokia, explica porquê.

«A Nokia é uma marca icónica. É uma organização com 150 anos de história e com uma imensa capacidade de se reinventar. É com imenso orgulho que, olhando para esse trajecto, hoje nos posicionamos como uma empresa líder na criação de tecnologia B2B [business to business]. Actuamos num sector fundamental e criamos infra-estruturas críticas que ligam, em tempo real, pessoas, máquinas e dispositivos.

Em Agosto de 2020, Pekka Lundmark assumiu a liderança da Nokia como presidente e CEO. Desde então, temos vindo a somar marcos importantes na história da Nokia, desde a co-criação do nosso propósito, a redefinição dos essenciais da nossa cultura, uma nova estratégia para abordar o mercado B2B, e, este ano, lançámos a nossa nova marca, que revela uma Nokia como nunca antes tinha sido vista.

O nosso propósito é “At Nokia, we create technology that helps the world act together”. Esta frase descreve o motivo pelo qual trabalhamos todo os dias. A nossa cultura define-se em três “essenciais”. Empowered, Fearless and Openness são três palavras que são já bem conhecidas das nossas pessoas.

Elas estabelecem como queremos que as nossas pessoas, os nossos clientes, os nossos parceiros se sintam nas interacções com a Nokia.

Internamente, temos também vindo a trabalhar em vários pilares que consideramos relevantes para as nossas pessoas, tal como o desenvolvimento de carreira. Lançámos o Technical Career Path que permite uma carreira atractiva a colaboradores que aspiram evoluir na sua carreira, mas não necessariamente chegar a posições de liderança. Lançámos também o Mygrowth portal, que utiliza inteligência artificial para indicar aos nossos colaboradores, de forma personalizada, oportunidades de desenvolvimento ou posições abertas adequadas para si.

Bem-estar é, sem dúvida, um desafio nos dias de hoje. Nesse âmbito, verificamos que os nossos colaboradores valorizam a flexibilidade oferecida na Nokia, incluindo a possibilidade de poderem trabalhar remotamente.

Na Nokia Portugal, temos o privilégio de contar com todas as unidades de negócio e funções de suporte, o que nos permite oferecer aos nossos colaboradores oportunidades de mobilidade interna. Sendo uma empresa multinacional, também é possível fazerem uma carreira fora do País.

Acredito que é por tudo o que temos vindo a fazer que somos reconhecidos, em Portugal e lá fora, como uma das melhores empresas para trabalhar e para evoluir profissionalmente.»

 

O testemunho foi publicado na edição de Junho (nº.150) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode optar pela versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais