Cofidis: De pessoas para pessoas: parentalidade como pilar da responsabilidade social interna

Na Cofidis, acreditamos que a responsabilidade social corporativa não se esgota nas comunidades onde actuamos.

 

Por: Edgar Sabino, director de Experiência Colaborador da Cofidis Portugal

 

Começa dentro de casa, com um compromisso claro: cuidar das nossas pessoas em todos os momentos da sua jornada connosco. É isso que nos move e que nos leva, agora, a implementar um novo conjunto de medidas de apoio à parentalidade, alinhadas com os princípios que sustentam a nossa cultura: proximidade, inclusão, respeito e bem-estar.

Estas medidas não são apenas benefícios: são decisões conscientes que reflectem aquilo em que acreditamos: que ser mãe ou pai não deve significar um esforço solitário, nem comprometer o percurso profissional. Pelo contrário, deve ser uma fase acompanhada, apoiada e respeitada.

 

Mais tempo, mais apoio, mais proximidade
A medida mais inovadora – e que maior entusiasmo gerou internamente – é a possibilidade de usufruir de um mês adicional de licença parental, apoiado financeiramente pela Cofidis. É uma decisão em linha com as orientações da OMS sobre amamentação exclusiva até aos seis meses, que permite que os pais tenham mais tempo de qualidade para cuidar e para criar vínculo.

Além disso, proporcionamos ainda mais condições de flexibilidade: as nossas colaboradoras grávidas podem agora optar por trabalho full-remote no último trimestre de gravidez, e os futuros pais têm o direito de acompanhar todas as consultas pré-natais, sem perda de retribuição. Adicionalmente, oferecemos um Guia de Parentalidade, um documento claro, acessível e completo com informação legal e processual.

Na Cofidis, celebramos cada nascimento com a plantação de uma árvore, e a oferta de uma baby box personalizada. Para que o regresso ao trabalho seja ligeiro, realizamos workshops temáticos, e os nossos colaboradores podem fazer parte da comunidade Working Parents com acesso a iniciativas de partilha e apoio entre colegas. As nossas salas-mamã permitem amamentar com tranquilidade durante o horário de trabalho.

Preparar líderes para acolher a parentalidade
Não basta mudar políticas — é preciso transformar mentalidades. Por isso, desenvolvemos um “Manifesto de Saúde e Bem-Estar” para as nossas lideranças, com orientações claras sobre como gerir estas fases nas suas equipas. Queremos líderes que saibam acolher, apoiar e normalizar a parentalidade como parte do ciclo de vida profissional.

De dentro para fora, com impacto social
A parentalidade é um dos eixos do nosso programa CofiWELL — uma resposta estruturada e transversal ao desafio do bem-estar no trabalho, organizada em quatro dimensões: emocional, profissional, social e física. É também uma expressão concreta da nossa assinatura “de pessoas para pessoas”.

Ao cuidar dos nossos, estamos a fazer mais do que responsabilidade social: estamos a construir uma cultura onde todos contam, em todas as fases da vida. Num momento em que o País enfrenta desafios demográficos, acreditamos que as empresas têm também um papel a desempenhar, incentivando e apoiando a parentalidade como parte de uma sociedade mais equilibrada e responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Responsabilidade Social” que foi publicado na edição de Junho (nº. 174) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais