Com a pandemia a agravar-se e novo confinamento, o papel da comunicação volta a reforçar-se nas empresas

São inúmeros os exemplos de como a comunicação é essencial em tempos de crise em qualquer organização. Passar a mensagem correcta para os colaboradores, de forma rápida e simples é fundamental na gestão da crise actual.

 

Nos tempos actuais a comunicação tem sido um ponto-chave para muitas empresas. A diferença é que desta vez o mundo inteiro está em crise. E o que está a ser afetado não é a reputação das empresas, mas sim o que elas têm de mais valioso: os seus colaboradores.

É o momento de repensar em todas as estratégias de comunicação (externa e interna) uma vez que o teletrabalho voltou a ser obrigatório e estamos perante novo confinamento.

A Comunicação Interna (CI) é uma peça fundamental. Algo que sabemos que nem sempre acontece. Muitas vezes comunicar para fora da organização parece mais importante do que comunicar para o público interno.

Ter uma boa comunicação dentro da empresa tornou-se necessidade para qualquer organização, pois são os colaboradores que fazem a empresa funcionar. Os ganhos em ter uma área interna estruturada são grandes, a Comunicação Interna mantém todos informados, aumenta o envolvimento, dá voz aos colaboradores, alinha mensagens e estratégias de negócios, fortalecendo a cultura organizacional.

Mas a comunicação não executa nada sozinha. É imprescindível trabalhar de mãos dados com a liderança para funcionar e trazer os ganhos mencionados. Durante a crise, é normal que o clima seja de insegurança, e aí entra a CI.

O primeiro passo é criar um plano de Comunicação Interna que faça com que a informação circule rapidamente, com clareza e transparência. Sempre apoiado pela liderança da empresa – em tempos difíceis, é fundamental que os líderes estejam mais perto do que nunca de suas equipas trazendo maior tranquilidade ao ambiente corporativo.

Pouco se sabe como será o mundo depois da COVID-19 ou quanto tempo a pandemia vai durar. São muitas as dúvidas e os riscos que vamos enfrentar, e sem uma comunicação clara, o medo e muitas informações incorretas podem circular. O  trabalho da CI tem de  ser frequente e ininterrupto.

As organizações precisam de assumir a responsabilidade e tomar medidas eficientes que mostrem a sua preocupação não apenas com o futuro do negócio, mas também com seus colaboradores, afinal as empresas são feitas de pessoas.

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