Como a IA generativa vai transformar a forma como trabalhamos

O recurso à IA Generativa no mundo do trabalho pode aumentar a satisfação das pessoas, e melhorar a produtividade e a tomada de decisões. Os líderes das empresas querem adoptá-la, mas equilibrar o valor e o risco é fundamental para desbloquear todo o seu potencial.

 

Por Tiago Machado, senior manager da Salesforce

 

À medida que a inteligência artificial (IA) e a automação inauguram uma nova era económica, qualquer CEO reconhece a necessidade de investir nestas tecnologias para se manter competitivo. Reconhecem que necessitam de uma estratégia digital que construa resiliência, impulsione uma maior eficiência e crescimento, mas que também forneça confiança e segurança.

A combinação de IA, análise de dados e CRM (Customer Relationship Management) tem um enorme potencial para transformar as experiências dos clientes, antecipando melhor as suas necessidades e oferecendo personalização em cada interacção.

Além disso, a incorporação de recursos melhorados através de IA em toda a força de trabalho pode aumentar a satisfação dos colaboradores, e melhorar a produtividade e a tomada de decisões. Embora os líderes das empresas queiram adoptar a IA Generativa, equilibrar o valor e o risco é fundamental para desbloquearem todo o seu potencial.

 

Transformar a forma como o trabalho é feito
Agendar reuniões, organizar arquivos, gerir tarefas administrativas ou automatizar as tarefas monótonas irá permitir que as equipas sejam mais produtivas e eficientes, ganhando tempo, que é valioso, para se concentrarem nos aspectos mais estratégicos e criativos do seu trabalho.

Os profissionais de marketing, por exemplo, já estão a utilizar a IA Generativa para transformarem a forma como se conectam com os seus clientes, gerando campanhas mais automatizadas e eficazes – de forma rápida e em escala. Além de segmentarem o básico, como a criação de conteúdo e redacção, estão a transformar a forma como os profissionais de marketing analisam dados, personalizam o conteúdo das mensagens e optimizam a estratégia de SEO.

Quando se trata de equipas de vendas, consolidar todos os dados da empresa numa única plataforma e criar emails personalizados de acordo com as necessidades dos clientes torna o trabalho mais rápido, inteligente e eficiente. A personalização é informada pelos dados do CRM, permitindo que os representantes de vendas se concentrem na construção de relações, no desenvolvimento dos negócios e na geração de receitas.

As ferramentas generativas de IA também estão a tornar-se cada vez mais conversacionais, assumindo um papel de colaboradores superpoderosos. Estão a fornecer inteligência em automações, partilhando conhecimento, criando resumos de conversas e escrevendo rascunhos de email. O verdadeiro poder desta tecnologia é quando a IA pode analisar e agir com base nos dados mais valiosos, o recurso mais confiável de uma empresa, ajudando as equipas a trabalharem de forma mais inteligente e a tomarem decisões informadas, com maior rapidez.

 

Informar melhores decisões de negócios
No cenário empresarial moderno, os dados são a base do sucesso. Embora os líderes compreendam a importância dos dados, muitos lutam para aproveitar o seu poder para uma melhor tomada de decisões e resultados de negócios. Para alguns, é muito complexo ou não é acessível o suficiente; outros citam a incapacidade de gerar insights impactantes como um problema nas suas organizações.

A revolução da IA Generativa vai tornar tudo mais fácil, para todos, com o acesso a verdadeiro tesouro de dados de confiança, para realizarem os seus trabalhos de uma forma mais eficaz.

A integração de IA, dados em tempo real e CRM permite a criação de conteúdo e experiências personalizadas em vendas, serviços, marketing, comércio e tecnologias de informação (TI). É algo que permite que as empresas antecipem as necessidades dos clientes actuais, envolvam os potenciais e optimizem as suas operações, com maior eficiência e satisfação do cliente.

Um líder de vendas pode, por exemplo, gerar visualizações com base em prompts de linguagem natural, que mostram o progresso em tempo real em relação à sua quota, juntamente com recomendações para ajudá-los a atingir as metas. Essas percepções, baseadas em padrões e tendências com base em dados que podem ser muito vastos ou complexos para serem analisados manualmente por humanos, fazem com que os profissionais não percam um tempo inestimável, permitindo que se concentrem na aplicação de resultados.

Tudo isto irá gerar resultados impactantes, capacitar a criatividade e aumentar a produtividade e o sucesso de forma muito mais rápida.

 

A necessidade de colocar a confiança no centro da IA
A IA Generativa vai transformar a forma forma como trabalhamos, mas a sua precisão e qualidade dependem dos dados que a capacitam. Para limitar o potencial de distorções e resultados tóxicos, é importante que os dados sejam extraídos de fontes relevantes, representativas e completas. Existe também a necessidade de manter um humano informado sobre todas as interacções com o cliente, para validar e garantir a precisão dos dados e resultados.

Seja a gerar um email de vendas personalizado ou uma resposta de chat de suporte ao cliente, formar colaboradores para tirar o máximo partido da tecnologia, e incutir uma abordagem ética em primeiro lugar, é essencial para empresas que desejam usar a IA Generativa para responder às crescentes expectativas dos clientes.

Ao unificar dados primários, alavancar inovações confiáveis de IA para fornecer privacidade e segurança de dados, e colocar as pessoas e a sua compreensão na vanguarda da transformação, as empresas garantem a segurança e a confiança das suas relações com os clientes.

Este artigo foi publicado na edição de Agosto (nº. 152) da Human Resources, nas bancas. 

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