
Quer comunicar melhor no trabalho? Descubra estas dicas e tenha sucesso
Comunicar é essencial para os seres humanos, todas as nossas interações são formas de comunicação, até mesmo o silêncio.
No trabalho, a comunicação não está mais reservada aos profissionais da área, mas a todos. A Allianz dá algumas dicas de comunicação que o vão ajudar a nível pessoal e profissional.
Ser assertivo é importante, se temos uma opinião ou certeza devemos expressar-nos de maneira a esta ser ouvida e a deixar claro o que queremos. A assertividade não pode ser confundida com superioridade, deve sim, ser vista como uma forma de deixar de parte as nossas inseguranças.
Ouvir é também uma parte essencial de saber comunicar. É importante ouvir com atenção e apreender o que o outro ou os outros nos dizem, tomando notas mentais e seguindo a sua linha de pensamento, sem estar constantemente a interromper. Quando dedicamos tempo a ouvir os outros a empatia vai ser maior, o que facilitará as relações humanas entre as pessoas.
Simplificar é uma ideia chave. Nem todos percebemos dos mesmos assuntos e seguimos as mesmas linhas de pensamento enquanto partilhamos das mesmas opiniões. É importante saber expressar a nossa opinião e o que dizemos de uma maneira clara e calma, que possa ser compreendida por todos.
A linguagem corporal também é comunicação, e uma parte importante dela! Gesticular em demasiada pode descentrar a atenção da pessoa que está a ouvir. Olhar nos olhos da outra pessoa vai criar uma relação, potenciar a comunicação e transmitir confiança. Não quer dizer que não possa desviar o olhar, mas tente sempre voltar a este ponto importante. Alguns psicólogos arriscam dizer que manter as mãos muito juntas ao corpo dá sinais de desconforto, pelo sim, pelo não, o melhor é manter as mãos afastadas.
Com estas dicas implementadas no seu dia-a-dia, temos a certeza de que a sua comunicação e capacidade comunicativa vai sair a ganhar.