Como gerir (com sucesso) equipas remotas? Sete dicas que vão ajudar
Neste momento, o trabalho remoto – ou trabalhar a partir de casa – tornou-se mais do que uma tendência; é uma necessidade para empresas de todo o mundo. Como resultado, existem milhares de líderes de equipas e gestores que de repente dão por si a gerir uma equipa totalmente remota.
Assim, e porque pode ser assustador, principalmente para quem foi a primeira vez que teve que o fazer, e sem muito tempo para se preparar, Jason Aten, colaborador na Inc., abordou o tema do trabalho remoto de outra perspectiva, e partilhou dicas para ajudar líderes e equipas a serem produtivos independentemente do local de onde trabalham.
1 – Ter registos diários
Sempre que possível, isto deve ser feito individualmente e frente a frente por vídeo. As conversas por telefone ou e-mail têm as suas limitações. A vossa equipa precisa de vocês e vocês precisam de a ver. Felizmente, a tecnologia disponível actualmente torna isto relativamente fácil. E deve ser feito todos os dias. O objectivo é simples – definir as prioridades e oferecer o feedback e os recursos de que os membros da equipa precisam.
2 – Muita comunicação
É provavelmente evidente que devem ter comunicações regulares com a vossa equipa. Uma das coisas mais difíceis de trabalhar a partir de casa, principalmente se as pessoas estão habituadas a um ambiente de escritório, é a sensação de solidão. Isto é particularmente verdade tendo em conta que muitas pessoas estão obrigadas a isolamento social.
3 – Tirar partido da tecnologia
Como gestores, o vosso trabalho é manter a equipa interligada. As ferramentas de comunicação são uma forma simples de manter todos envolvidos. Embora os e-mails e as mensagens de texto possam ser uma solução a curto prazo, ferramentas como o Microsoft Teams é mais adequada para a colaboração e a comunicação. Algumas destas ferramentas de colaboração estão disponíveis gratuitamente neste momento.
4 – Gerir as expectativas
Ajudem a equipa a perceber o que deve fazer e criem expectativas realistas para o seu trabalho. A propósito, “gerir expectativas” também se aplica a vocês como gestores. Organizem-se e às vossas equipas, definindo claramente as tarefas e as razões por detrás delas, e ajudem a equipa a compreender exactamente como irão quantificar o sucesso. Isto significa definir o alcance, os prazos e os objectivos de cada tarefa ou projecto em que a equipa está a trabalhar.
5 – Concentrem-se nos resultados, não na actividade
Não é possível gerir todos os aspectos do trabalho feito por uma equipa remota. Não devem tentar gerir todos os aspectos do trabalho da equipa, principalmente quando a equipa está distribuída por diferentes locais. Em vez de se concentrarem na actividade ou nas horas trabalhadas, concentrem-se nos resultados e avaliem a equipa em conformidade.
6 – Apetrechem as vossas equipas
Certifiquem-se de que as vossas equipas têm a tecnologia necessária para fazerem o seu trabalho. Se subitamente têm uma equipa de colaboradores remotos, isso significa que provavelmente precisam de ferramentas como portáteis, software, aparelhos móveis ou até uma boa ligação à internet. Não devem presumir que todos possuem estas ferramentas, e é vossa responsabilidade, como gestores, certificarem-se de que as têm.
7 – Sejam flexíveis
Devem compreender que, principalmente no ambiente actual, a equipa tem muito em que pensar. Não é uma desculpa para não fazer as coisas, mas é uma razão para repensar o que significa realmente produtividade. Trabalhar oito horas seguidas não é válido. As horas de trabalho regulares provavelmente também já não são válidas para muitas pessoas. Em vez disso, confiem nos membros da vossa equipa e dêem-lhes liberdade e flexibilidade para trabalharem no horário que mais os ajuda a serem produtivos. A longo prazo acaba por beneficiar a equipa.