Como progredir rumo a um futuro mais sustentável?

Um relatório da Accenture e do Pacto Global das Nações Unidas revela que os CEO são os primeiros a admitir que a contribuição das empresas para a Agenda 2030 «não está no caminho certo». Então, o que fazer? 

 

Assim, para as empresas progredirem rumo a um futuro mais sustentável, os CEO ouvidos no estudo «The Decade to Deliver: A Call to Business Action» destacam as qualidades de liderança críticas para o sucesso:

  1.  Impulsionar o lucro de acordo com um propósito: as crescentes expectativas dos consumidores, colaboradores e público estão a pressionar os líderes a servirem um propósito superior ao garantirem um futuro sustentável. Os CEO devem olhar além do lucro a curto prazo de forma a impulsionar significativamente a agenda de sustentabilidade e a promover uma cultura de responsabilidade e transparência para demonstrar o impacto, alinhando a sustentabilidade com a sua estratégia de negócio, actividade e investimentos em inovação e tecnologia.
  2. Ecossistemas estimulantes: os CEO devem envolver os seus ecossistemas de negócio e tecnologia mais amplos para encontrar soluções colectivas para os ODS. A liderança baseada na ciência vai desempenhar um papel crucial na criação de acções e de impacto, assim como na aplicação de tecnologia para fomentar a mudança.
  3. Compromisso pessoal com a sustentabilidade: os líderes responsáveis devem encarar a sustentabilidade de forma pessoal, avançar activamente a economia circular, responsabilizar as pessoas pelos objectivos de sustentabilidade, potenciar a discussão com os investidores e liderar mudanças positivas com autenticidade e integridade.