Conselho Editorial: Um desafio chamado ANA
Carlos Lacerda, presidente executivo da ANA Aeroportos de Portugal, foi o convidado especial de mais um almoço do Conselho Editorial Human Resources. Assumiu o novo desafio profissional em Março do ano passado, o qual, partilha, tem sido extremamente aliciante e desafiante.
O responsável falou dos desafios de uma empresa recentemente privatizada, relacionados, por exemplo, «com a evolução da cultura da empresa, no sentido de a tornar mais multinacional e, consequentemente, introduzir um conceito de maior mobilidade, permitindo uma maior exportação do forte talento e know-how da indústria aeroportuária existente na ANA». Carlos Lacerda avançou possíveis soluções e explicou alguns dos entraves. Revelou ainda que cada milhão de passageiros representa a criação de cerca de 850 postos de trabalho directos. Este número pode reduzir num novo aeroporto, mais moderno e robotizado, mas, garante, a perda seria apenas nas funções não qualificadas. Nesse cenário, aumentaria o número de empregos para profissionais altamente qualificados.
O tema suscitou várias questões dos conselheiros e acabou por dominar a agenda do almoço que, como habitualmente, se realizou no Restaurante Il Gattopardo, no Hotel Dom Pedro, em Lisboa.
Estiveram presentes, os conselheiros: Carla Gouveia (Pedersen & Partners), Carlos Figueiredo (PLMJ), Catarina Horta (ANA Aeroportos), Clara Trindade (L’Oréal Portugal), Diogo Alarcão (Mercer Portugal), Felipa Oliveira (Korn Ferry), João Antunes (Sovena), Paula Carneiro (EDP), Paulo Pisano (Galp), Pedro Fontes Falcão (INDEG-ISCTE), Tiago Brandão (Super Bock Group) e Vanda de Jesus (Microsoft Portugal).
Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 92 de Junho de 2018.