
Correm demasiados boatos na sua empresa? 10 formas de acabar com os mexericos
Sussurros, um silêncio repentino quando aquele colega passa, uma troca de olhares cúmplices e sorrisos maliciosos… Infelizmente, algumas pessoas não conseguem evitar “mexericos” e espalhar boatos nas chamadas “conversas de corredor”.
As consequências deste tipo de conversas incluem a desconfiança entre colegas, a distracção de tarefas relacionadas com o trabalho, diminuição da motivação, do espírito de equipa, entre outros problemas. Os managers que testemunham ou tomam conhecimento deste tipo de comportamentos no local de trabalho devem agir rapidamente, alerta o Business Management Daily. E deixa 10 estratégias-chave:
Dê o exemplo
Não partilhe informações privadas de pessoas com as quais lida diariamente. Não participe em sessões de mexericos em grupo nem ande à procura dos últimos rumores.
Converse com a equipa
Descreva o impacto prejudicial da bisbilhotice nas pessoas e como distrai a harmonia e a produtividade no escritório. Incentive o espírito de “estamos todos juntos nisto”.
Trate todos por igual
O favoritismo cria um ambiente propício para rumores sobre os motivos pelos quais alguém recebe tratamento especial.
Promova a responsabilização
Lembre a todos que os seus comportamentos influenciam a dinâmica do escritório. Insista no comprometimento com um ambiente psicologicamente seguro, onde todos se sintam valorizados e bem-vindos.
Fale com os infractores individualmente
Informe-os de que o mau comportamento tem de cessar imediatamente ou instituirá medidas disciplinares de acordo com a política da empresa. Prossiga conforme necessário.
Adopte uma postura educativa em empatia
As pessoas agem com mais compaixão quando aprendem a ver as situações da perspectiva dos outros.
Ajude na resolução de conflitos
Ofereça-se para mediar qualquer tensão entre os colaboradores. Deixe claro que não vai agir como juiz, mas sim ajudar a conversar para chegar à raiz do problema e contribuir para a solução.
Comunique as notícias da empresa de forma clara e constante
Sem informação e transparência, os trabalhadores preenchem as lacunas com as suas próprias especulações.
Monitorize as plataformas sociais da empresa
Relembre as pessoas da importância do profissionalismo. Os colaboradores não devem considerar os canais de comunicação como um espaço aberto para publicar boatos, rumores ou comentários ofensivos.
Dê atenção positiva
Os trabalhadores que recebem reconhecimento e elogios pelas coisas boas que fazem podem sentir menos necessidade de menosprezar os outros ou de inventar mentiras maliciosas sobre a empresa.