Costuma promover muitas acções de teambuilding na sua empresa? Cuidado, também pode ser prejudicial
O team building é utilizado por muitas empresas para fortalecer o espírito de equipa, a comunicação e o sentido de pertença, com recurso a diferentes tipos de actividades. É uma estratégia que pode ser benéfica mas também pode transformar-se numa armadilha para os colaboradores, se for feita em excesso ou fora do horário de trabalho. Isto porque os trabalhadores não vão sentir-se confortáveis em rejeitar a proposta, acabando por sentir-se «reféns» da própria empresa, avançou o El País.
A publicação revela que as estratégias de team building são, em geral, bem-intencionadas e pretendem melhorar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores. No entanto, podem ter um lado negativo, seja pela forma como são propostas, seja pelas consequências quando são rejeitadas.
Em declarações ao jornal espanhol El País, a psicóloga Ana Gómez defende que as empresas não devem cruzar a fronteira de propor actividades de qualquer natureza fora do horário de trabalho.
A especialista relembra que, depois de muitas horas semanais a conviver com as mesmas pessoas em contexto de trabalho, o trabalhador costuma preferir passar o limitado tempo livre disponível com os entes queridos ou consigo próprio.
Caso o tempo pessoal e as preferências dos colaboradores não sejam respeitados, pode-se gerar o efeito contrário ao desejado com o team building. «O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho deve ser mantido. As actividades com a empresa devem ser reguladas no tempo e no espaço para não gerar sensação de sobrecarga. Caso contrário, algo que pode ser considerado benéfico para o trabalhador pode ser prejudicial. Como diz o ditado popular: o remédio pode ser pior que a doença», explica a especialista.
Se os colaboradores se sentirem obrigados a participar nessas actividades sem opção de recusa, isso deve ser um sinal de alerta. Além disso, quando as propostas de teambuilding não estão alinhadas com as necessidades e objectivos dos colaboradores tornam-se uma perda de tempo.