Quando vai trabalhar, costuma ter atenção na escolha das cores que veste? Devia. Saiba porquê

Imagine que acorda mal-humorado e cansado num dia importante a nível profissional. O que fazer? A psicologia tem várias sugestões. Uma delas diz que mexer-se, fazer coisas e estar com outras pessoas podem melhorar o seu humor. Estar em contacto com a natureza ou uma actividade física também podem ajudar.

 

Mas existe uma alternativa que a maioria das pessoas não costuma considerar e que tem grande impacto com o mínimo de esforço – escolher estrategicamente as cores das suas roupas, avança o Inc.com.

A ferramenta para melhorar o humor está no seu armário

Todos os profissionais de marketing e empreendedores sabem que a cor pode afectar sentimentos e percepções. É por isso que se preocupam com a cor exacta a ser usada para representar uma marca. O amarelo pode transmitir optimismo, o azul competência e tranquilidade e o verde uma orientação natural ou ecológica. Mesmo que o seu trabalho não tenha nada a ver com marketing, provavelmente já pensou nisso, por exemplo na decoração da casa.

Mesmo sabendo que as emoções humanas são influenciadas pelas cores que nos rodeiam, muitas vezes esquecemo-nos de aplicar isto nos cenários fáceis e quotidianos, ainda mais quando isso poderia beneficiar-nos mais, segundo a psicóloga das cores, Michelle Lewis.

No seu blog e numa TEDx Talk, a profissional de design que se tornou consultora de cores insiste que a cor é uma ferramenta subutilizada que pode impactar o seu humor de maneira instantânea e fácil.

Segundo Michelle Lewis, a ciência mostra que olhar para o vermelho estimula a parte simpática do sistema nervoso. Essa é a nossa resposta de “fuga ou luta”. «Isso aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. A cor diz: “olhe para mim. Pare. Preste atenção.” É por isso que os sinais de stop são vermelhos», explica.

O azul, por outro lado, estimula a parte parassimpática, também conhecida como sistema de repouso e digestão. Diminui a frequência cardíaca, melhora a respiração e geralmente acalma-nos.

Embora os primeiros estudos formais da psicologia das cores tenham incidido sobre o vermelho e o azul, desde então houve grandes desenvolvimentos. Lewis explica os efeitos de alteração do humor de uma variedade de cores e como as pessoas podem usá-las para mudar a sua mentalidade e trazer mais sucesso em contexto profissional (embora deixe a ressalva de que isto só se aplica ao mundo ocidental, já que outras culturas podem ter grandes diferenças).

Vermelho

Vai fazer uma apresentação e quer ter a certeza de que todos os olhos estão focados em si? Então considere usar aquela camisa ou acessório vermelho.

«Se quer chamar mais a atenção, aumentar a frequência cardíaca durante um treino ou ser visto como mais atraente: o vermelho é uma excelente opção no seu guarda-roupa», explica Lewis. «Pessoalmente, escolho o vermelho quando vou ter um dia mais agitado e me sinto mais sem brilho. Usar batom vermelho numa apresentação também ajuda a manter a atenção das pessoas.»

Azul

Se, em vez disso, está prestes a ter uma entrevista de emprego (ou sair para um encontro) e quer deixar a outra pessoa à vontade e incentivá-la a confiar em si, o azul é provavelmente a melhor opção.

«Usar azul pode ser reconfortante tanto para quem o usa como para quem a rodeia. É ideal para situações em que deseja transmitir profissionalismo e criar um sentido de confiança, clareza e lógica», afirma.

Laranja

Laranja é uma escolha ousada, o que significa que quando a usa, as pessoas tendem a vê-lo como criativo, divertido e extremamente sociável.

Amarelo

O amarelo «provoca um pico de excitação quando os nossos olhos o vêem», explica Lewis. Essa cor potente pode sinalizar cautela, mas também produzir energia e optimismo em quem a usa.

Talvez não escolha aquele vestido amarelo para uma reunião estratégica, mas se estiver a sentir-se deprimido e triste num dia chuvoso a meio da semana, pode ser a escolha perfeita.

Verde

«Muitas vezes associamos esta cor à natureza e à renovação. Faz-nos sentir bem, com os pés no chão e até seguros», relata Lewis.

Com isso em mente, sugere adicionar verde à sua roupa quando «tem pela frente situações que sabe que serão stressantes ou caóticas. Usar essa cor pode transmitir aos outros um lugar seguro e tranquilo».

E embora o amarelo possa não ser a escolha certa para aquela reunião estratégica importante, o verde será ideal. «Sugiro considerar o verde para uma reunião importante na qual tem de apresentar estratégias para o crescimento da empresa», acrescenta Lewis.

Para quem geralmente tende para os tons neutros, o importante é não esquecer o poder da cor no seu humor e no humor dos outros. O preto pode ser elegante e moderno, mas se for o tom dominante no seu guarda-roupa, estará a desperdiçar uma ferramenta importante para persuasão, conexão e sucesso.

Ler Mais