COVID-19. Banca disponibiliza 3,8 mil milhões de euros de crédito às empresas

O BCP, Santander, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Crédito Agrícola já fizeram chegar às empresas 61,6% do valor das linhas de crédito aprovadas pelas sociedades de garantia mútua, que equivale a 3,8 mil milhões de euros. A notícia é avançada pelo Expresso, que revela ainda que não conseguiu obter respostas do Banco Montepio.

 

O montante total aprovado ascende a 6,16 mil milhões de euros. O banco que mais dinheiro tem aprovado no âmbito destas linhas é o BCP, seguido do Santander e do novo Banco. Em declarações dadas ao Expresso há uma semana, o BCP adiantou que «mais de 1,5 mil milhões já chegaram às empresas». Já quanto ao financiamento total aprovado «anda à roda dos 2,2 mil milhões de euros e corresponde a um universo de 12.400 empresas».

O Santander refere que cerca de «900 milhões de euros já estão formalizados com as empresas» de um bolo de 1,9 mil milhões de euros aprovados pelo banco, dos quais 1,5 mil milhões de euros já foram aprovados pela sociedades de garantia mútua”.

Já o Novo Banco esclarece que do montante total aprovado, 1,2 mil milhões de euros, «400 milhões já chegaram às empresas, 160 milhões estão disponíveis e o resto está em trânsito».

A CGD afirma que «71% do montante aprovado pelas sociedades de garantia mútua já está nas empresas, ou seja 567 milhões», de um total aprovado de «800 milhões, havendo ainda 400 milhões adicionais de candidaturas submetidas para apoio a 2875 empresas ainda pendentes de aprovação pelas sociedades de garantia mútua em função da disponibilidade de plafond».

O BPI , por seu turno, submeteu 600 milhões de euros dos quais «já canalizou para as empresas 230 milhões de euros», e já estão contratados 380 milhões de euros. O BPI sublinha que «os clientes têm 12 meses para utilizar os fundos, pelo que o banco os coloca à disposição e depois o cliente utiliza quando precisa», estando aprovados um total de cerca de 450 milhões, aguardando aprovação das sociedades de garantia mútua de 140 milhões de euros.

O Crédito Agrícola tem aprovados cerca de 209,3 milhões, dos quais 111,28 milhões já chegou às empresas.

As linhas de crédito com garantia do Estado às empresas, no âmbito do combate aos impactos provocados pela COVID-19, foram reforçadas em mais 6,8 mil milhões de euros, o que perfaz um montante de 13 mil milhões de euros, patamar máximo já aprovado pela Comissão Europeia.

 

 

Ler Mais