COVID-19. Governo disponibiliza 55 milhões de euros à ciência e inovação

 

De acordo com a TSF, o Governo anunciou que vai atribuir 55 milhões de euros de fundos europeus, “subsídios a fundo perdido”, para apoiar a ciência e a inovação no combate à COVID-19.

 

O anúncio foi feito pela ministra da Coesão Territorial, Ana Brunhosa durante uma visita ao Politécnico de Bragança.

«Colocaremos os fundos europeus ao serviço, apoiando e suportando. Nós vamos, com avisos de concursos com uma linha de apoio para estimular a ciência, produzindo e desenvolvendo conhecimento para ajudar a combater a pandemia.» Ana Abrunhosa explicou que os 55 milhões de euros serão repartidos entre a ciência e a inovação para, neste tempo de pandemia, «de forma célere, desenvolver ciência, conhecimento e tecnologia».

O montante será também atribuído a empresas que, através da sua actividade produtiva, ajudem no combate à COVID-19. «Vamos também ajudar, numa linha de apoio, as empresas que redireccionem a sua produção e que aumentem a sua capacidade de produção para produzir mais máscaras, ventiladores e tudo o que é equipamento de protecção individual», disse Ana Abrunhosa.

A necessidade de material foi também referida pela governante: «Precisamos de máscaras, das zaragatoas, batas e de todo o equipamento de protecção individual.»

Quanto à distribuição dos montantes, a ministra da Coesão Territorial explica que 20 milhões de euros serão atribuídos à ciência e que 35 milhões de euros estão destinados à área da inovação.

 

 

Ler Mais