CTT

Espírito de Equipa

Os CTT têm vindo a alargar às suas áreas de intervenção e de negócio, acompanhando a evolução das necessidades dos seus clientes e da população em geral, as inovações tecnológicas e o aproveitamento dos recursos e das sinergias do Grupo. Contudo, na origem e na identidade da empresa estão inscritos a comunicação entre as pessoas, o intenso relacionamento com as populações e a solidariedade entre comunidades. O serviço de correio é, por definição, uma actividade que exige uma abordagem e uma atitude marcadamente colaborativas, laços de afectividade e uma profunda inserção nas comunidades regionais e locais e uma forte participação e empenhamento de todos os trabalhadores da empresa.

Talvez resida aqui a origem do sentimento de pertença e espírito de equipa que sempre caracterizaram os colaboradores dos CTT. A velha história do “levar a carta a Garcia”, enfrentando todas as dificuldades e com o sacrifício e empenho de todos, não é apenas um “lugar-comum” mil vezes repetido, garantem que é um sentimento real que se prolonga, com novas exigências e novas competências, nos dias de hoje.

 

Inovação em Gestão de Pessoas

A inovação na Gestão de Pessoas não é independente de outras dimensões da gestão de recursos humanos, como são: a motivação e o envolvimento dos colaboradores, o espírito de equipa, a participação, a orientação para o cliente e para os resultados, o investimento na formação e desenvolvimento, a gestão do conhecimento e a procura da excelência, para referir apenas algumas das mais importantes.

Exemplos de práticas inovadoras:

  • Sistema de gestão de desempenhos: integração directa e expressa da vivência dos valores da empresa – Orientação para o Cliente, Entusiamo, Confiança, Excelência e Inovação – no desempenho profissional, a par dos resultados da empresa e das áreas de negócio, e do cumprimento de objectivos organizacionais (departamentais) e funcionais.
  • Acesso à formação e desenvolvimento: a articulação entre a formação presencial, a formação a distância (principalmente através do grande impulso dado à oferta de formação em e-learning) e a formação em local, através do envolvimento das chefias directas e da facilitação do acesso a conteúdos e suportes pedagógicos.
  • Desenvolvimento profissional e pessoal e melhoria da eficácia das equipas de trabalho: incorporação de metodologias e processos de executive coaching e team coaching.
  • Motivação e envolvimento dos colaboradores: incentivo à participação dos trabalhadores no crescimento dos negócios, na melhoria dos resultados da empresa e da eficiência organizacional, através do lançamento da plataforma de gestão de ideias INOV+ by CTT.

 

Gestão de Seniores

Promover o envelhecimento activo significa criar condições e oportunidades para que as mulheres e os homens possam permanecer durante mais tempo, de boa saúde e activos, no mercado de trabalho. Significa, também, valorizar o papel dos mais velhos, incentivar a sua participação na vida familiar e na comunidade, combater a pobreza e o isolamento dos idosos, e criar condições para um envelhecimento com dignidade.

Nos CTT, a promoção do envelhecimento activo passa fundamentalmente pela aposta na formação e na aprendizagem ao longo da vida, pela melhoria da segurança e saúde do trabalho, por medidas que visam a conciliação entre a vida profissional, familiar e privada e por medidas de protecção aos trabalhadores com mais idade, deficiência, incapacidade ou limitação da capacidade de trabalho, nomeadamente:

  • Mantendo trabalhadores seniores no exercício de cargos de direcção e chefia e no desempenho de funções relevantes no âmbito da empresa;
  • Prevenindo e combatendo a discriminação em função da idade, em particular nos processos de recrutamento e selecção, no acesso à formação e na nomeação para o exercício de funções e cargos de maior responsabilidade;
  • Proporcionando as condições necessárias para que cada trabalhador possa desenvolver trabalho compatível com as suas aptidões, categoria profissional e possibilidades físicas e psíquicas;
  • Incentivando e promovendo a aprendizagem ao longo da vida;
  • Criando condições para um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e privada.

 

 

Promoção da Saúde e Bem-Estar

Esta área nos CTT está assente em vários eixos igualmente importantes, nomeadamente, uma política de segurança e saúde no trabalho, um plano de saúde próprio e diferenciado, o direito à igualdade e não discriminação, a protecção da parentalidade, a conciliação entre a vida pessoal, familiar e privada, relações de trabalho saudáveis, etc. Destacam-se aqui dois pilares muito importantes desta política: a Segurança e Saúde no Trabalho e o Plano de Saúde CTT.

A promoção da segurança e saúde dos trabalhadores constitui um compromisso desde sempre assumido nos CTT. Os principais objectivos são a protecção da saúde, a redução do número de acidentes laborais e de doenças profissionais e os aumentos da motivação e da produtividade. O cumprimento dos referidos objectivos é alcançado através de várias iniciativas, das quais se destacam as mais relevantes:

  • Avaliações de risco às instalações e equipamentos da empresa e à actividade dos trabalhadores, com correcção das situações identificadas como não conformes à legislação ou às boas práticas;
  • Consulta aos trabalhadores previamente à aquisição de equipamentos de trabalho que impactem na segurança, como os motociclos, capacetes, carros de apoio à distribuição postal, cadeiras e bancos e equipamentos de protecção individual;
  • Informação e formação periódicas sobre os principais riscos a que estão expostos e como preveni-los. Destacam-se as recomendações sobre os cuidados a ter na manipulação de cargas, na movimentação mecânica descargas e na condução rodoviária.

O Plano de Saúde CTT abrange as vertentes: cuidados de saúde (nos planos preventivo, curativo e de recuperação da doença), prestações de segurança social e acção social. Está aberto a trabalhadores e aposentados e aos respectivos agregados familiares, abrangendo actualmente cerca de 43 500 beneficiários.

 

Comunicação Interna

A área de Comunicação Interna e Conteúdos tem a mesma importância que a que é dada ao público interno: é decisiva. Integrada na Direcção de Marca e Comunicação, a equipa recorre a soluções inovadoras para manter os colaboradores envolvidos, motivados e informados sobre a nossa actividade e estratégia. Promovendo a vivência diária dos valores corporativos – Orientação para o Cliente, Entusiasmo, Confiança, Excelência e Inovação – esta área é um garante da articulação entre diferentes áreas, com especial atenção, neste momento, para o Banco CTT.

O eixo primeiro de comunicação é a “Aposta+”, uma revista multipremiada que chega mensalmente aos cerca de 25 000 colaboradores e aposentados. O canal de intranet, a “Comunidade CTT”, reúne notícias e comunicados institucionais, assim como documentos, formulários e informações essenciais à actividade da empresa. A “CTT TV” é um canal difundido no edifício sede e existe ainda uma newsletter, sem periodicidade fixa, em que se divulgam os acontecimentos mais importantes e os passatempos internos.

 

Igualdade de Género

Nos CTT 33% dos colaboradores são mulheres, ocupando 41% dos cargos de chefia, uma situação de sobre representação invulgar no país. A diferenciação salarial entre géneros é muito reduzida na maioria dos locais de trabalho: 7,1% nas lojas e centros de distribuição, face a uma média nacional de 15,7%.

Num recente survey interno, 80 a 90% dos cerca de 4 mil inquiridos referiu não sentir discriminação de género ou de oportunidades, mas nem por isso a empresa deixou de continuar a trabalhar a matéria. Está a concluir o Plano de Igualdade, a preparar formação em “Direito à Igualdade de Oportunidades e não Discriminação”.

Os CTT são fundadores do Fórum Empresas para a Igualdade de Género, aderiram à Campanha Nacional de Conciliação da Vida Profissional e Familiar, subscreveram o “Apelo à Natalidade” e foram uma das 13 empresas que firmaram com o Governo um objectivo para ter 30% de mulheres no Conselho de Administração, até 2018.

 

Responsabilidade Social

Enquanto empresa privada, cabe aos CTT assegurar uma remuneração adequada aos seus accionistas, mas as nossas prioridades não se limitam ao pilar económico, abrangendo também o social e o ambiental.

A capilaridade da rede CTT garante uma cobertura acima da média europeia e temos um desempenho de excelência, reconhecido por 86% dos clientes, que se declaram satisfeitos ou muito satisfeitos. Operamos a maior frota eléctrica a nível nacional, o nosso programa de mobilidade foi reconhecido em 2015 como Highly Commended pelos World Mail Awards e os CTT ocupam a 2.ª posição sectorial, a nível mundial, no rating carbónico do Carbon Disclosure Project.

O mecenato social e ambiental ascende anualmente a uma média de 0,5 M€/ano, a par de uma bolsa de 600 voluntários. De entre várias iniciativas sociais, o “Projeto Embalagem Solidária”, que beneficiou mais de 195 mil famílias, desde 1998. A nível ambiental, destaque para o projecto “Uma Árvore pela Floresta”, em parceria com a Quercus, premiado pelo Green Project Awards 2015.

 

Qual a Empresa em que Gostaria de Trabalhar

A Employer Brand Strategy e a política de recrutamento, selecção e mobilidade interna dos CTT estão alicerçadas em 5 grandes vectores:

  • Ser uma grande empresa
  • Ser uma empresa sólida e de confiança
  • Transformação, inovação e crescimento
  • Proximidade e impacto no ciente
  • Amplitude da Cadeia de Valor

Estes 5 vectores estão na base da proposta de valor que os CTT oferecem aos seus colaboradores actuais e potenciais:

Destina-te a cumprir o teu potencial:

Os CTT proporcionam aos seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento e evolução profissional diferenciadas, de forma a realizarem o seu máximo potencial.

Destina-te a ser um exemplo e uma inspiração:

Valorizamos e reconhecemos os contributos e resultados de excelência, dos indivíduos e das equipas.

Destina-te a ser um caso único:

Nos CTT, trabalhamos em equipa. Respeitamos e valorizamos os interesses e contributos de cada um e é a diversidade de perfis, experiências e percursos que garantem os nossos resultados.

Destina-te a escrever o futuro:

Nos CTT, cada pessoa faz a diferença com o seu trabalho e tem autonomia para influenciar os resultados da sua equipa, dos nossos clientes e dos CTT.

Destina-te a passar da imaginação à acção:

Nos CTT, exploramos continuamente novas ideias, processos e soluções. Somos uma empresa em transformação, a evoluir o seu modelo de negócio, o que permite aos nossos colaboradores trabalharem em projectos inovadores.

Destina-te a ser grande numa grande empresa:

Somos uma das maiores e mais sólidas empresas do País, com presença em mercados internacionais. Somos líderes nos produtos, serviços e na qualidade dos nossos profissionais. Somos uma Marca de Confiança dos Portugueses.”

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