Dados de mais de 60 mil portugueses foram vendidos em mercados de bots. Sabe quanto vale, em média, a identidade de cada um?

Pelo menos cinco milhões de pessoas tiveram as suas identidades online roubadas e vendidas em mercados de bots por seis euros em média. De todas as pessoas afectadas, quase 65 mil são portuguesas. Isto faz de Portugal o sétimo país mais afectado da Europa.

 

Estes dados resultam de uma pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN, que analisou três grandes mercados de bots. A palavra “bot” neste contexto não significa um programa autónomo, neste caso refere-se a malware de recolha de dados.

Os mercados de bots são mercados online que os hackers usam para vender dados que roubaram dos dispositivos das suas vítimas, através de bots de malware. Os dados são vendidos em pacotes, onde estão incluídos logins, cookies, pegadas digitais e outras informações, a identidade digital completa de uma pessoa.

Os investigadores analisaram três grandes mercados de bots: o Mercado Genesis, o Mercado Russo e o Mercado 2Easy. Todos os mercados estavam activos e acessíveis na “surface web”, a internet visível, no momento da análise.

Os dados sobre os mercados de bots foram compilados em parceria com investigadores independentes, especializados em pesquisa de incidentes de cibersegurança.

Os tipos mais populares de malware que roubam dados são RedLine, Vidar, Racoon, Taurus e AZORult.

Ler Mais