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Dia do Programador. São estas as soft skills mais procuradas pelas empresas nos especialistas da área
Num sector de mudanças a alta velocidade como o tecnológico, as competências ao nível interpessoal, de comunicação ou de adaptação promovem a diferenciação dos especialistas e a sua evolução profissional, enquanto contribuem para os melhores resultados das organizações. No Dia do Programador, a Zühlke destaca sete soft skills fundamentais para todos os especialistas na área de Programação que se querem destacar no sector.
1. Coaching mindset As novidades constantes exigem que os profissionais estejam disponíveis para aprender mais com todos os colegas, mas também para transmitirem conhecimento e ajudarem outros colaboradores no seu processo de evolução. 2. Responsabilização pelo próprio crescimento Alcançar objectivos ambiciosos é possível se os especialistas tomarem as rédeas do seu crescimento. A autonomia para desenhar o seu percurso traz também a responsabilidade pelos resultados e evolução, desafiando, por isso, os especialistas a ter um papel activo no seu crescimento a nível de skills e carreira. 3. Flexibilidade e adaptação à mudança A rápida adaptação é fundamental num mercado que se transforma a um ritmo acelerado. A abertura à mudança e a novos processos, mas também a novas tecnologias e métodos de trabalho, é uma competência fundamental para conseguir evoluir. 4. Abraçar a diferença Com a globalização crescente do mercado ea possibilidade de trabalhar com equipas oriundas de todo o mundo, saber acolher e promover a diversidade emerge como uma das soft skills mais valorizadas pelas organizações. A multiculturalidade deve mesmo ser celebrada, permitindo que os profissionais beneficiem de um ambiente diverso e inclusivo. 5. Espírito de equipa Independentemente do local de trabalho ou do modelo implementado, os resultados da equipa são alcançados pelo que cada profissional envolvido desenvolve. Assim, é fundamental que os colaboradores aprofundem o espírito de equipa, fomentando um trabalho de cooperação entre elementos de diferentes senioridades, backgrounds e funções. 6. Mentalidade People First A postura e mentalidade de qualquer profissional deve ser orientada por e para as pessoas, uma vez que todo o seu trabalho se desenrola na interacção com quem o rodeia. Dos clientes aos colegas de equipa, é fundamental investir na capacidade de estabelecer boas relações com todos os players, investindo assim na criação de networking com sentido, impacto e significado. 7. Comunicação e feedback Na gestão do trabalho em equipa, revela-se fulcral o modo como se comunica com todos os envolvidos. Além da importância de transmitir as mensagens de forma clara, saber comunicar permite partilhar ideias e opiniões com espírito construtivo, assim como dar e receber feedback sobre o desempenho também promove a transparência, fortalece a confiança entre colaboradores e promove optimização de resultados.