É hora de renovar a carta de condução ou o cartão de cidadão? Saiba como fazê-lo online

Se precisa de renovar a carta de condução e/ou cartão de cidadão já pode tratar de tudo online. O Idealista elaborou um guia para o ajudar na renovação destes documentos online.

 

Para renovar a carta de condução online terá de reunir alguns dados e ter os seus dados de acesso às Finanças. Se já tiver esses códigos na sua posse, os passos seguintes explicam onde e como pode pedir a renovação do documento:

  1. Aceda à página do IMT e registe-se com os dados de acesso do Portal das Finanças;
  2. Carrege na área ‘Condutores’, seguido de ‘Pedido de Carta de Condução’ e ‘Revalidação da carta de condução’
    1. Faça o upload dos documentos necessários (consulte quais aqui)
    2. Efectue o pagamento da referência de multibanco (enviada após 24 horas do momento do pedido)
    3. Terá dez dias (seguidos) para fazer o pagamento e validar o pedido de renovação

 

Todo o processo para renovar o cartão de cidadão online começa pelo próprio Estado. Assim que a data de validade do cartão de cidadão estiver quase a caducar vai receber uma carta com códigos PIN para uma renovação automática. 

Eis o guia para renovar o cartão de cidadão online:

  1. Confirmar recepção de carta com códigos PIN da renovação automática
    1. A carta terá códigos do cartão e uma referência de multibanco válida por 60 dias;
  2. Confirmar que não há alterações de dados e fazer o pagamento da referência de multibanco;
  3. Aguardar o novo cartão de cidadão, que será enviado por correio registado para a morada do documento. A recepção tem de ser feita pelo titular do cartão, apresentando ao carteiro a carta PIN recebida inicialmente para leitura do código QR, um documento oficial com fotografia para comprovativo de identidade.

Nota: Este processo apenas acontece de forma automática para os cidadãos com mais de 25 anos. Todas as idades abaixo ainda têm de fazer renovação de forma presencial.

Ler Mais