É já amanhã, mas não deixe a ânsia dos descontos fazê-lo cair em fraudes. Siga (mesmo) estas cinco dicas na Black Friday

Com a Black Friday a aproximar-se, há vários riscos de cibersegurança que podem surgir. Assim, a escola tecnológica Ironhack deixa cinco dicas para garantir que os consumidores podem desfrutar deste período de compras intensivo sem cair em armadilhas de fraudes cibernéticas.

 

Antes de aproveitar as melhores ofertas online, leia atentamente estas recomendações.

 

Comprar apenas em sites de confiança: Ao realizar compras online, o consumidor deve certificar-se de usar apenas sites de confiança e conhecidos. É aconselhável evitar ofertas tentadoras que pareçam suspeitas ou que provenham de fontes não confiáveis. Os sites seguros geralmente têm “https://” no seu endereço.

 

Utilizar a autenticação em dois factores: Reforçar a segurança das contas online, habilitando a autenticação de dois factores sempre que possível, adiciona uma camada extra de protecção, visto que exige uma verificação adicional além da palavra-passe.

 

Estar atento a emails de phishing: Cuidado com e-mails que oferecem promoções irresistíveis. Os consumidores devem verificar cuidadosamente a autenticidade dos emails recebidos, evitando clicar em links suspeitos. As empresas legítimas não solicitam informações pessoais ou financeiras via email.

 

Actualizar palavras-passe e utilizar cartões virtuais: Antes de iniciar as compras da Black Friday, o utilizador deve certificar-se de que as suas senhas estão actualizadas e são robustas. É importante considerar o uso de cartões virtuais ou métodos de pagamento seguros para minimizar os riscos em caso de comprometimento.

 

Monitorizar as contas de forma regular: Ficar atento às actividades nas contas bancárias e cartões de crédito e monitorizar regularmente as transacções pode ajudar a identificar rapidamente qualquer actividade suspeita, permitindo uma resposta imediata.
Ler Mais