
E se o seu chefe se “armasse” em Elon Musk e o obrigasse a dizer o que fez (de relevante) durante a semana? Saberia como responder?
Se realiza uma tarefa importante no trabalho e o seu chefe não se apercebe, será que a fez mesmo? A resposta é não, avança o Business Insider.
Após Donald Trump ter dito que Elon Musk deveria “ser mais agressivo” com os cortes nas despesas federais, Musk enviou um e-mail aos trabalhadores do governo federal no passado sábado a pedir-lhes que indicassem cinco feitos que tivessem realizado na semana anterior e enviassem uma cópia ao seu manager. A ausência de resposta equivaleria a despedimento, disse numa publicação no X.
Por que razão mostrar o seu trabalho é importante
A abordagem de Musk é uma “gestão baseada no medo”, afirmam especialistas em carreira ao Business Insider. Embora a abordagem possa ter sido directa, reflecte, na sua essência, algo bastante mundano e certamente não exclusivo de Musk: os empregadores querem saber o que os colaboradores andam a fazer.
«O seu trabalho não fala por si», diz Melody Wilding, coach executiva e autora de “Managing Up: How to Get What You Need from the People in Charge”.
É um momento crucial para garantir que o seu trabalho é visível. Os despedimentos estão a afectar inúmeros sectores e muitos empregadores estão cada vez mais preocupados com o que os colaboradores estão a fazer, especialmente porque os modelos remotos e híbridos tornam as suas actividades menos visíveis. Como resultado, estão a recorrer a ferramentas de vigilância para monitorizar os trabalhadores.
O poder no local de trabalho voltou a pertencer aos empregadores após um mau momento durante a pandemia, quando pendeu brevemente para o lado dos trabalhadores. «Gerir para cima é mais importante do que nunca», afirma Mary Abbajay, presidente do Careerstone Group e autora de “Managing Up: How to Move up, Win at Work, and Succeed with Any Type of Boss”.
No entanto, nem todos os profissionais se sentem confortáveis com a autopromoção, principalmente as mulheres. Abbajay relembra que abordar as vitórias e conquistas no trabalho demonstra confiança e não arrogância.
«Quando falamos sobre os nossos feitos, estamos a declarar factos. E quando mencionamos factos, não há exageros. Estamos apenas a dizer: “Acabei este projecto duas semanas antes do previsto e 5.000 dólares abaixo do orçamento”.»
Como destacar grandes e pequenas conquistas
Se acabou de ter uma grande vitória no trabalho, considere enviar um e-mail de conhecimento à chefia ou mencione-o numa conversa de corredor ou em reunião. Wilding recomenda também que inicie os pontos de situação regulares com a chefia recapitulando o que completou desde a última reunião.
Além de falar sobre o que alcançou, aconselha também mencionar o impacto do seu trabalho: que valor comercial ou eficiência criou, ou quanto tempo ou dinheiro poupou à equipa?
Em vez de olhar para o tema como autopromoção, pense nisso como simplesmente informar o seu manager, para que ele possa comunicar estas realizações e resultados à sua própria cadeia de comando e conseguir mais recursos ou influência para a equipa, realça Wilding.
Numa reunião, pode mencionar um marco significativo num projecto como um momento de aprendizagem e partilhar o que aprendeu com os colegas de equipa.
Isto tem o benefício adicional de mostrar como processa a informação e toma decisões no melhor interesse da empresa, explica. Pode igualmente ajudar na sua progressão de carreira mais do que simplesmente dizer que atingiu os seus KPI.
Se a cadência lhe parecer apropriada, considere enviar um e-mail às segundas-feiras sobre o que está previsto para a semana e outro às sextas-feiras a recapitular o que realizou nessa semana, sugere Wilding. Pode dizer preventivamente que não é necessária qualquer resposta para evitar criar trabalho adicional para o seu manager.
Mantenha o seu calendário digital actualizado com o que está a fazer para que a sua chefia possa aceder facilmente a essa informação, diz Abbajay. Pode até fazer uma pergunta rápida sobre um projecto (para a qual não precisa necessariamente de resposta), apenas para relembrar subtilmente em que está a trabalhar.
E tenha em mente que a abordagem para tornar o seu trabalho visível também depende do estilo de gestão da sua chefia. Enquanto um micro-gestor pode esperar um e-mail semanal a detalhar o seu progresso, um chefe mais descontraído pode exigir que seja mais proactivo, chamando a atenção para as suas conquistas e triunfos.
Destacar os seus próprios feitos no trabalho pode parecer desconfortável, mas a autopromoção é fundamental para garantir uma verdadeira promoção. «É da sua responsabilidade garantir que as pessoas sabem o quão bom profissional é, e quais as suas vitórias. Se não lhes disser, quem dirá?», conclui Abbajay.