
Ensino e tecnologia na BETT 2018
O ensino português está em destaque na BETT 2018, em conjunto com a Microsoft. Nesta edição, a feira de educação conta com 850 empresas, mais de 100 startups e mais de 34.700 participantes de 131 países.
A escolaglobal@® partilhou, na tarde de 24 de Janeiro, o seu caso de sucesso no painel Solutions Showcase. A missão portuguesa apresentou também uma reflexão sobre o projecto TeK.escolaglobal, desenvolvido em parceria com a Microsoft e com a ACER.
A escolaglobal@® é uma Microsoft Showcase School desde 2015 e inaugurou, em Junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL), uma sala de aula do futuro, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União Europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas “soft skills” ou competências do séc. XXI.
Neste ano lectivo, a escola passou a incorporar actividades CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) no currículo dos seus alunos, da creche ao secundário, utilizando os notebooks com Windows 10.
«Dado o sucesso deste método de ensino, não se trata de um projecto piloto, mas de um projecto a longo prazo e muito nos honra poder mostrá-lo a agentes de educação de todo o mundo», refere Nuno Moutinho, director da escolaglobal@®.
«Além das aulas presenciais onde a tecnologia é essencial, são realizadas vídeo-aulas que permitem aos alunos rever a matéria em casa, as vezes necessárias. Desta forma, são envolvidos não só os professores, os alunos, os encarregados de educação e a própria direcção da escola. Com estas vídeo-aulas fomentamos também a vertente prática e a discussão dos temas em sala de aula desde muito cedo», conclui o responsável.
A equipa mundial de Educação da Microsoft partilhou tendências, experiências, produtos e serviços desenhados especificamente para a área de educação, desvendando como estas soluções estão a ser aplicadas um pouco por todo o mundo.
Anthony Salcito, vice-presidente da área de Educação da Microsoft e Barbara Holzapfel, directora-geral para a área de Educação serão os keynotes speakers e darão a conhecer os últimos estudos sobre o que as salas de aula de 2030 precisarão para ser bem-sucedidas e a forma como a tecnologia tem alterado o sistema de Ensino.
Além deste caso de sucesso português, na agenda da BETT 2018 está ainda prevista a participação do Professor Inovador Kyriakos Koursaris, que vai apresentar um workshop sobre como ensinar música através do Minecraft: Education Edition, hoje, dia 26 de Janeiro, pelas 15h00.
Veja também estas notícias.