
Entrega do IRS é só daqui a dois meses. Mas há prazos que não deve falhar antes (para conseguir o melhor rendimento)
A entrega da declaração do IRS começa em 1 de Abril, mas a preparação para este acerto anual do imposto começa algum tempo antes. O Notícias ao Minuto reuniu os prazos mais importantes que deve ter em atenção.
Até 15 de Fevereiro deve ser feita a consulta e actualização, no Portal das Finanças, dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes.
Deste modo, os contribuintes que registaram alterações no seu agregado familiar no ano passado têm de actualizar as informações. O nascimento de um filho ou um divórcio são alterações que devem ser comunicadas.
Até 25 de Fevereiro deverá ser feita a consulta, registo e/ou confirmação das facturas de todos os membros do agregado familiar e eventual afectação a actividade comercial/profissional. Este passo, à semelhança dos anos anteriores, deve ser feito no e-factura.
Já até 15 de Março, a disponibilização, no Portal das Finanças, dos montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta de 2021 e das despesas e encargos afectos à actividade.
Até 31 de Março, deve consultar, no Portal das Finanças, as despesas gerais e as despesas com direito à dedução do IVA que foram comunicadas à AT. Reclame, se houver diferenças ou irregularidades.
De 1 de Abril a 30 de Junho, podefazer a confirmação do IRS Automático ou entrega da declaração Modelo 3.