Especial Gestão de Talento e Employer Branding

Enquadramento:

O estado de arte da Gestão de Talentos em Portugal

A Stanton Chase realizou em Maio e Junho o primeiro “HR Survey”
em Portugal. Os resultados serão publicados no final deste mês.

Neste estudo, técnicos, gestores e directores de Recursos Humanos
de empresas nacionais e internacionais presentes no País foram convidados a manifestar a sua opinião sobre o actual contexto económico-empresarial nacional, sobre as tendências e desafios do mercado de trabalho e sobre o estado da gestão de talento em Portugal – com os consequentes desafios que se colocam aos gestores de RH na actualidade.

Casos:

José de Mello Saúde

Atrair, conhecer, desenvolver e motivar são as palavras-chave
da cultura de gestão de talento da José de Mello Saúde.

O sector da saúde em Portugal apresenta cada vez mais desafios. Há uma necessidade constante de inovação, actualização do conhecimento científico, a relação com os clientes é mais exigente e o aumento da esperança média de vida implica mais respostas a cada vez mais prolongadas patologias. Por outro lado, o mercado da
saúde privada tem crescido, existindo por isso uma procura crescente por profissionais altamente qualificados. Estes desafios do sector, associados aos desafios da estratégia de crescimento da José de Mello Saúde (JMS), assente na qualidade clínica e na excelência da prestação de cuidados, colocaram a gestão de talento no topo das prioridades da instituição, que é líder na prestação de cuidados de saúde em Portugal.

Novabase

Para a Novabase o grande desafio de employer branding é o dia-a-dia e o trabalho quotidiano em centenas de projectos. É criar as condições para que a experiência de trabalho cumpra a promessa da visão também para os colaboradores.

O talento é a capacidade de ter impacto. Ou o talento tem que se transformar em impacto, porque se não tiver impacto não é
talento. É, talvez, potencial. Além disso, há muitos talentos diferentes», refere em entrevista Manuel Beja, head of People
& Organization da Novabase. Na empresa tecnológica entende-se que os talentos são mais felizes e atingem mais facilmente feitos extraordinários com outros talentos, nos dois sentidos, pois
tudo é mais simples em equipa. Deste ponto de vista, para a Novabase o talento nunca é singular, é sempre uma palavra que só se utiliza no plural.

Randstad

Acreditando que o Employer Branding começa dentro de portas, a Randstad desenvolve internamente um conjunto de estratégias para potenciar a valorização da empresa por parte das suas pessoas.

O employee value proposition é a proposta de valor da marca para as suas pessoas. Ou seja o que a organização dá aos seus colaboradores, reflexo do seu posicionamento e estratégia de mercado. Deve ser uma proposta transparente e que acrescente real valor às pessoas. A Randstad em 2011 estabeleceu o seu modelo de trabalho sustentável que serve de base ao employee value proposition e que está alicerçada na força dos conceitos dos produtos que apresenta ao mercado.

Com o objectivo de ser a melhor empresa para trabalhar com e em, e ainda numa cultura de alta performance baseada nos valores corporativos, como sejam a ambição de estabelecer os melhores standards no mercado e o equilíbrio entre os diferentes interesses: clientes e candidatos. «Hoje em dia quando falamos em imagem da marca, já não podemos limitar esta abordagem à perspectiva do consumidor ou ao sucesso das vendas, é preciso reconhecer qual o impacto da organização em diferentes stakeholders como sejam candidatos e colaboradores», defende Inês Veloso, directora de Comunicação e Marketing da Randstad Portugal.

Sonae MC

A Sonae MC conta hoje com mais de 28 mil colaboradores,
gerindo um conjunto de marcas e negócios distintivos em
diferentes áreas de actuação.

Num universo com mais de 500 lojas em Portugal, com formatos de negócio no retalho alimentar (como o Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Bom Bocado, Bagga) e não alimentar
(Note, Zu e Wells). A Sonae MC tem vindo a apostar também na expansão para mercados internacionais e no wholesale, garantindo o desenvolvimento de marca própria e colocação do produto noutros mercados em expansão.

Vodafone

As linhas fundamentais da actividade da Vodafone Portugal são o envolvimento com os colaboradores, a inovação e a paixão pelos clientes. Missão e valores que são a “alma” da empresa.

Num mercado global e num sector extremamente competitivo, como é o sector das Telecomunicações, atrair e reter os talentos certos é uma missão essencial dos Recursos Humanos para potenciar a capacidade e a qualidade de crescimento da empresa. Perante esta
evidência, o Employer Brand Management é, para a Vodafone, «uma ferramenta fundamental para a gestão dos Recursos Humanos, designadamente nas áreas do recrutamento, engagement e retenção
de talentos, quer sejam já colaboradores, quer sejam candidatos a colaboradores», como refere Luísa Pestana, directora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal.

Leia tudo na edição de Junho da Human Resources Portugal

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