Está à procura de emprego? Este é o melhor dia (e hora) para enviar o currículo

Com o Verão a terminar e Setembro a marcar o arranque de uma nova etapa para muitos profissionais, o momento é propício para reflectir sobre a carreira e, em muitos casos, iniciar a procura por novas oportunidades. Aproveitando esta energia de recomeço, a Adecco partilha um conjunto de dicas que podem fazer toda a diferença numa candidatura, a começar por algo aparentemente simples, mas decisivo: o momento em que se envia o currículo.

Seja por vontade de mudança, regresso ao mercado ou necessidade de crescimento, milhares de profissionais iniciam neste mês a sua jornada na procura por novos desafios. E, num mercado altamente competitivo, o timing pode ser uma vantagem real. De acordo com dados internos e observação de tendências internacionais, o dia e a hora em que o currículo é enviado influenciam diretamente a probabilidade de ser lido e de gerar contacto.

As candidaturas enviadas entre terça e quinta-feira, especialmente logo pela manhã (antes das 9h), tendem a ser as mais eficazes. Evitam a acumulação de emails típica do início e fim de semana e surgem num momento em que os responsáveis de recrutamento têm maior disponibilidade para analisar os perfis com atenção.

Evitar segunda e sexta-feira é também uma recomendação clara: segunda costuma ser marcada por ausências e replaneamento interno, enquanto sexta é sinónimo de urgências de última hora e foco no encerramento da semana. Já os fins de semana ou feriados prolongados devem ser evitados por completo, o risco de o CV ficar esquecido na “pilha de segunda-feira” é demasiado elevado.

Para quem pondera uma mudança de emprego, a preparação deve começar com alguma margem. O tempo médio de transição profissional ronda os quatro meses, sendo recomendável iniciar a pesquisa com pelo menos dois a três meses de antecedência. Este planeamento permite, por exemplo, colmatar lacunas formativas e preparar entrevistas com mais confiança.

A eficácia de uma candidatura não depende apenas do conteúdo do currículo. Depende também de como, quando e onde é enviada. Enviar o CV ao meio-dia ou ao final do dia pode ser menos eficaz, pois os processos de triagem já terão avançado. Da mesma forma, a candidatura deve ser sempre acompanhada de uma presença online atualizada, com destaque para o LinkedIn e de um registo organizado das candidaturas feitas e follow-ups realizados.

Em setembro, multiplicam-se as vagas e também os candidatos. Por isso, a Adecco recomenda aos profissionais que encarem esta fase com estratégia e foco. Saber o momento certo para agir é um dos fatores que pode fazer a diferença entre ser mais um… ou ser escolhido.

Ler Mais