Está desempregado? Aproveite esta oportunidade para se transformar num programador

O Banco Montepio e a <Academia de Código_> estão juntos num projecto de empreendedorismo social com a missão de formar e capacitar pessoas desempregadas, em linguagem informática. As instituições uniram esforços, numa parceria a três anos, com vista à qualificação e ao emprego sustentável. O projecto vai permitir a cerca de 300 pessoas encontrar um emprego.

 

No âmbito desta parceria, o Banco Montepio criou a linha de crédito Code Academy, que permite às pessoas em situação de desemprego obter financiamento em condições vantajosas, para poderem aceder a formação em cursos da <Academia de Código_>.

«Ao fazer esta parceria com a <Academia de Código_>, o Banco Montepio quer ser a ponte que permite às pessoas em situação de desemprego terem acesso àquilo que lhes falta para encontrar um emprego. Sabemos que ao financiar os ‘Code Cadets’ estamos a garantir a capacitação e a formação em competências digitais, decisivas no actual contexto e com elevada apetência no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, cumprimos a nossa vocação de apoio à Economia Social e aos Projectos de Empreendedorismo Social que fazem a diferença na sociedade e na vida das pessoas. Neste caso, em particular, orgulha-nos contribuir para o emprego sustentável no nosso país, dos 18 aos 60 anos», afirma Pedro Leitão, presidente executivo do Banco Montepio.

Para a startup tecnológica Code for All (<Academia de Código_>) que tem como objectivo transformar pessoas desempregadas de todas as áreas de formação que nunca tenham escrito uma linha de programação, em programadores, capacitando-as para o mercado de trabalho, «só podemos agradecer ao Banco Montepio, a disponibilidade e velocidade com que fechou esta parceria com a <Academia de Código_>. Foi durante o lockdown, enquanto todos fugiam para abrigo, que o Banco Montepio mostrou o seu ADN de apoio à Economia Social e num mês e meio fechou esta linha de crédito que vai permitir emprego a centenas de pessoas, num setor que continua em crescimento apesar da crise pandémica: a indústria de software», afirma Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da <Academia de Código_>.

Os interessados podem candidatar-se até 31 de julho, aqui e ter acesso ao financiamento para os bootcamps de programação.

O período de candidaturas em early bird, para um desconto de 500 euros, termina a 30 de junho. Os bootcamps da <Academia de Código_> têm a duração de três meses e dirigem-se a pessoas a partir dos 18 anos. Com esta formação, além de passarem a dominar várias linguagens de programação, quase 100% dos ‘Code Cadets’ terão emprego assegurado num dos mais de 70 parceiros de contratação nacionais e internacionais, tendo empregado mais de 800 <júnior software developers> que a startup de impacto social formou em cinco anos de actividade.

Ler Mais