Estas 18 palavras em inglês fazem parte do léxico comum dos Recursos Humanos. Sabe o que (todas) significam?

Já todos nos deparámos com diversos termos em inglês em palestras, textos e conversas sobre gestão de pessoas. Essas palavras, cada vez mais comuns em contextos de Recursos Humanos podem causar confusão, principalmente a quem ainda não tem muita familiaridade com línguas estrangeiras.

Para garantir que nenhum conteúdo fica perdido ou entendido de forma errada explicam-se aqui os termos fundamentais da área de Recursos Humanos:

  • Burnout
    Esgotamento, sendo que é um termo psicológico, quando falamos da Síndrome de Burnout, a qual acontece quando, devido ao trabalho, a pessoa vive um estado de esgotamento físico e mental.
  • Business Partner
    Parceiro de negócios, diz respeito ao profissional de Recursos Humanos que tem uma profunda visão do negócio e que actua como um consultor para a organização, trazendo ainda maior estratégia para a gestão de pessoas.
  • CEO (Chief Executive Officer)
    Director ou presidente executivo ou director-geral. O termo em inglês designa o administrador da empresa, que tem uma visão geral e responsabilidade sobre todas as áreas do negócio.
  • Coaching
    Utilizamos a palavra coaching para designar um processo de desenvolvimento no qual o coach (“treinador”) ajuda o coachee (“aprendiz”) a atingir objectivos profissionais e/ou pessoais específicos.
  • E-learning
    Aprendizagem eletrónica, corresponde a um modelo de ensino não-presencial e que usa recursos tecnológicos, como acontece nos cursos à distância.
  • Employ
    Empregar, e todas as variações, como employer (empregador), employee (colaborador) e employment (emprego).
  • Empowerment
    Empoderamento. Em ambiente organizacional utiliza-se esse termo para falar da descentralização da liderança, que passa a tomar decisões mais horizontais e participativas. Neste processo, é estimulada a autonomia e o empoderamento do colaborador.
  • Feedback
    A palavra é comum e, na prática, quase todos sabem o que significa dar ou receber um feedback. A sua tradução é retorno ou comentários, mas o termo em inglês já se incorporou ao dia-a-dia da língua portuguesa. O feedback é o momento em que alguém vai falar sobre o seu trabalho ou comportamento, explicitando as suas percepções e avaliações de determinada situação.
  • Headcount
    Em tradução livre, significa contagem de cabeças e é usada para falar do indicador que representa a quantidade de colaboradores de uma organização.
  • Headhunter
    Recrutador, um headhunter é o profissional que faz a prospecção activa de candidatos no mercado e seleciona os melhores e mais adequados.
  • Job rotation
    Rotação de trabalho, corresponde à prática de um colaborador passar por diferentes áreas da empresa para conhecer mais os processos e maximizar a sua aprendizagem e produtividade.
  • KPI (Key Performance Indicator)
    Os indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPI’s, são as métricas essenciais para a avaliação do sucesso de determinado processo.
  • Mentoring
    Diz respeito a um processo de desenvolvimento onde um mentor aconselha o seu mentorado sobre questões diversas da vida profissional e pessoal. Diferente do coaching, o mentoring não tem tempo definido ou objectivos específicos a serem atingidos.
  • OKR (Objectives and Key Results)
    A sigla OKR, cuja tradução é objectivos e resultados-chave, designa uma metodologia criada para a definição de metas. Basicamente, o método é esclarecer o que vai ser feito e como o alcançar do objectivo será medido. Parece simples, mas a metodologia traz algumas técnicas para trazer objectividade e organização aos resultados da empresa e dos colaboradores.
  • On the job
    A expressão significa, em tradução literal, no trabalho ou na função. Geralmente é utilizada para falar de acompanhamentos que são feitos no posto de trabalho do colaborador, no quotidiano da sua função.
  • PDCA (Plan, Do, Check, Act)
    Indica uma ferramenta de gestão de projectos, cuja finalidade é instalar um ciclo de melhoria contínua. Traduzindo para o português, estas são as etapas do ciclo: planear, fazer, verificar, agir.
  • People Analytics
    Traduzido como análise de pessoas, este processo consiste na obtenção e análise estatística de diversos dados sobre pessoas, cujo objectivo é traçar padrões, prever situações futuras e prever decisões.
  • Turnover
    Também conhecido como rotatividade, é um dos principais indicadores de Recursos Humanos pois trata da relação entre admissões e despedimentos num determinado período. Há diferentes formas de se calcular o turnover  prever os seus impactos.