Estas são as profissões (e sectores) que mais causam infelicidade

Um estudo da Universidade Harvard, realizado ao longo de mais de 80 anos, identificou determinados sectores de actividade como os que trazem mais infelicidade aos trabalhadores.

 

Ainda que não haja uma regra, existem sectores de actividade que tornam os trabalhadores mais felizes do que os outros, de forma geral. Apesar de todos termos personalidades e necessidades destintas, há factores, como a interacção social, que inevitavelmente proporcionam maior satisfação, tanto a nível profissional como pessoal.

Normalmente, o dinheiro é associado à felicidade, no entanto não é o único factor que influencia este sentimento, também o ambiente no local de trabalho e as pessoas com quem convivemos condicionam a forma como nos sentimos. Como tal, as profissões que mais geram felicidade são as que proporcionam conexões verdadeiras e positivas, o que é mais benéfico para a saúde e longevidade do que o sucesso profissional, exercício ou dieta, informa um estudo feito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA).

A pesquisa, que durou mais de 80 anos e reuniu dados laborais e de saúde de mais de 700 pessoas em todo o mundo, indica que os empregos onde as pessoas são mais infelizes relacionam-se naturalmente com a solidão, ou seja, profissões como motorista ou segurança.

A falta de interacção social pode afectar negativamente o bem-estar emocional e mental dos trabalhadores, dado que as pessoas têm necessidade de se relacionar e conectar com outros, o que leva a que também trabalhos no sector industrial possam gerar insatisfação e infelicidade.

Embora sejam apontadas determinadas profissões, a análise sugere que a felicidade não está implícita no cargo, mas sim na forma como são desempenhadas as funções e é feita a interacção com os outros. As relações com os colegas assumem um papel fundamental nos sentimentos que são gerados como consequência do local de trabalho, tendo a capacidade de influenciar totalmente a forma como cada um se sente dentro e fora do espaço laboral.

A ausência de colegas pode levar a que se desenvolvam sentimentos de solidão, contudo também profissões que proporcionam interacções sociais podem gerar infelicidade se os relacionamentos não forem saudáveis e positivos.

Ler Mais