Estas vão ser as profissões mais procuradas nos próximos cinco anos

Estima-se que, nos próximos cinco anos, a Inteligência Artificial leve ao desaparecimento de 83 milhões de empregos, mas, por outro lado, contribua para a criação de 69 milhões de novos empregos. 

 

Segundo o Future of Jobs Report 2023, iniciativa do Fórum Económico Mundial, «espera-se que a IA, um dos principais impulsionadores do possível deslocamento algorítmico, seja adoptada por quase 75% das empresas pesquisadas e que leve a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere novos empregos e 25% prevêem um cenário contrário: perda de empregos».

O relatório revela ainda que a capacitação de colaboradores em IA e big data é uma prioridade para 42% das empresas nos próximos cinco anos. Assim, a profissão de especialista em IA e machine learning aparece em primeiro e segundo lugares na lista de “empregos do futuro”. Seguem-se os especialistas em sustentabilidade, os analistas de business intelligence (BI) e os analistas de segurança da informação.

Ainda que o especialista em IA deva ter uma base sólida sobre os conceitos, funcionamento e aplicações da IA, não precisa necessariamente de dominar técnicas avançadas de programação e de desenvolvimento, isto porque o seu objectivo principal é liderar equipas para aplicar a IA nas empresas, conclui o relatório.