
Este factor é fundamental nas empresas para garantir o sucesso do negócio
Na gestão de Recursos Humanos, além das questões contratuais e de direitos de trabalho, há que ter em conta a formação, certificação e requalificação de profissionais.
A qualificação dos recursos humanos é uma das maiores garantias de sucesso do negócio. É igualmente importante manter os trabalhadores motivados, com formação actualizada e orientada para as necessidades.
- Formação profissional
As empresas devem fazer, de modo sistemático, um diagnóstico das necessidades de formação dos seus colaboradores, para detectar possíveis carências a nível individual ou colectivo, que podem ser de cariz técnico, de aptidão ou comportamental.
Perante o diagnóstico final, devem elaborar planos de formação, identificando quais os objectivos específicos, as competências a adquirir e os perfis adequados dos formandos por curso. A calendarização é um factor importante, pois é obrigatório que seja articulada com a actividade laboral.
- Certificação profissional
A certificação profissional traduz-se na emissão de um certificado que comprova o cumprimento das habilitações literárias e outros requisitos exigidos para cada profissão ou, no caso de frequência e conclusão de cursos de formação, comprova as competências profissionais ou a equiparação a títulos profissionais.
- Competências do gestor ou empresário
A formação e a actualização de conhecimentos e competências do empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.