Este factor é fundamental nas empresas para garantir o sucesso do negócio

Na gestão de Recursos Humanos, além das questões contratuais e de direitos de trabalho, há que ter em conta a formação, certificação e requalificação de profissionais.

 

A qualificação dos recursos humanos é uma das maiores garantias de sucesso do negócio. É igualmente importante manter os trabalhadores motivados, com formação actualizada e orientada para as necessidades.

  • Formação profissional

As empresas devem fazer, de modo sistemático, um diagnóstico das necessidades de formação dos seus colaboradores, para detectar possíveis carências a nível individual ou colectivo, que podem ser de cariz técnico, de aptidão ou comportamental.

Perante o diagnóstico final, devem elaborar planos de formação, identificando quais os objectivos específicos, as competências a adquirir e os perfis adequados dos formandos por curso. A calendarização é um factor importante, pois é obrigatório que seja articulada com a actividade laboral.

  • Certificação profissional

A certificação profissional traduz-se na emissão de um certificado que comprova o cumprimento das habilitações literárias e outros requisitos exigidos para cada profissão ou, no caso de frequência e conclusão de cursos de formação, comprova as competências profissionais ou a equiparação a títulos profissionais.

  • Competências do gestor ou empresário

A formação e a actualização de conhecimentos e competências do empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

 

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