Este programa de capacitação chegou a 500 PME do Norte, Centro e Alentejo

O projecto Finance for Growth chegou a cerca de 500 empresas do Norte, Centro e Alentejo, através de mais de 660 horas de consultoria, divididas por cinco fases, indo concluir-se com os objectivos estabelecidos, cumpridos.

 

O projecto tem como objectivo contribuir para melhorar e diversificar as condições de acesso ao financiamento e promover estruturas financeiras mais equilibradas nas pequenas e médias empresas (PME) das regiões Norte, Centro e Alentejo.

Foi financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 608.750,67€, dos quais 517 438,07€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A força das circunstâncias, que exigem o distanciamento social, não permite a realização do evento de encerramento, o Finance Event for Growth – Capitalizar as Empresas com Futuro. Assim, o mesmo assume uma forma digital para chegar a todos os participantes.

Com o formato de uma brochura online, disponível no site do projecto, neste link, partilha os conceitos e as ferramentas validadas no decorrer de todo o Finance for Growth, proporcionando aos empresários ou directores a oportunidade de reforçarem os seus conhecimentos sobre fontes diversificadas de capital, através do testemunho de especialistas e de casos inspiradores. Um documento que permite a transferência de conhecimento.

Às Finance Talks for Growth, realizadas entre Fevereiro e Março de 2019, nas quais participaram 279 PME, juntaram-se às Finance Sessions for Growth, com 151 PME participantes que puderam aprofundar os seus conhecimentos em relação aos temas de financiamento, estratégia e inovação, os Finance Labs for Growth com 91 PME participantes interessados no desenvolvimento de estratégias de actuação, modelos de Financiamento e acesso ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento.

O projecto contou ainda com as Finance Meetings for Growth, com 96 PME participantes e os Finance Events for Growth, que terminaram durante este mês de Março, em que participaram 132 micro e PME.

O programa aproxima-se agora do fim, com 62,7% de PME a manifestarem interesse em introduzir processos de inovação na empresa e mais de 70% a considerarem útil a informação, metodologias ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projecto.

José Silva, Fundador e CFO (chief financial officer) da ClusterMediaLabs (Aveiro), destacou: «Todos os temas tratados têm uma aplicação imediata. Não só na parte da capitalização que realmente tem partes muito interessantes, mas até nos modelos de financiamento, pensarmos também na adequação da estrutura de financiamento à estrutura de investimento da própria empresa… Há partes também que abordamos de estratégia, inovação… e ajuda muito na própria definição estratégica das empresas que faz muita falta no caso das PME.»

Já Filomena Laranjeira da Silva, directora Financeira Feelauto (Santarém), afirmou que «as fontes de financiamento foram, de facto, uma grande aprendizagem neste programa. Estamos muito agarrados aos sistemas de financiamento convencionais. Fiquei bastante desperta para estas novas formas de financiamento, que vai permitir-me alicerçar alguns projectos de outra forma ao que eu tradicionalmente recorreria», admitiu.

Lançado em 2018, o projecto Finance for Growth é promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e da Euronext no âmbito do Programa Capitalizar.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...