Programa de requalificação de desempregados ou em profissões de risco conta com mais apoio

A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) juntou-se ao programa nacional, já em execução, PRO_MOV. O compromisso inclui o envolvimento directo de 17 empresas associadas e a mobilização de meios e recursos, bem como da própria sociedade, para acelerar o desenvolvimento e execução do programa que tem como objectivo requalificar portugueses desempregados ou em profissões de risco.

 

Além das três empresas fundadoras (Nestlé, SAP e Sonae), o PRO_MOV conta com o envolvimento de mais 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium bcp, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal), algumas a trabalhar no projecto desde a sua fundação, e seis empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, ManpowerGroup, Symington, The Fladgate Partnership), que aceitaram o repto lançado pela Associação.

O objectivo é que, até ao final de 2022, seja possível alargar para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões/áreas de actividade do tecido empresarial português (vendas, saúde, digital, economia verde, indústria e agricultura) e uma maior cobertura do território nacional.

O projecto em curso insere-se no eixo de actuação Pessoas da Associação BRP e segue em linha com algumas das propostas de acção e compromissos liderados pelas empresas associadas, que visam contribuir para um Portugal capaz de valorizar e qualificar os Portugueses.

Lançado no final de 2021, em conjunto com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o PRO_MOV insere-se na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment (R4E)”, que pretende requalificar um milhão de europeus até 2025.

Os candidatos seleccionados têm acesso a um programa de formação tecnológica de cariz intensivo que inclui formação prática em contexto real de trabalho, bem como ao apoio por parte da rede PRO_MOV para encontrarem emprego após conclusão da formação.

Com o propósito de finalizar os programas dos novos laboratórios, todos os agentes envolvidos irão reunir-se hoje,  dia 20 de Julho, numa sessão de trabalho que exemplifica o esforço e dedicação dos intervenientes neste projecto e também a perfeita sinergia entre o sector público e o sector privado para a criação de um futuro melhor para os portugueses.

A iniciativa contará com a presença de Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, Vasco de Mello e Cláudia Azevedo, presidente e vice-presidente da Associação BRP, respetivamente, Maria Adelaide Franco, presidente do IEFP, e Filipa Henriques de Jesus, presidente da ANQEP, para além das empresas fundadoras do programa, Nestlé, SAP e Sonae, e das restantes 23 que entretanto se associaram.

Ler Mais