
Estes são os 14 (maiores) erros de carreira que pode cometer. Evite-os
George Stern, ex-consultor na McKinsey & Company, ex-conselheiro na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama e fundador da G&P LLC, partilha os maiores erros que todos os profissionais cometem em algum momento da sua carreira.
Aprenda a identificá-los e o que fazer.
Lealdade cega
Permanecer num emprego porque é fácil ou porque é leal, mesmo que não sejam leais consigo.
Solução: avalie regularmente se a sua empresa o valoriza e se a sua função o desafia; caso contrário, explore outras opções.
Duvida de si próprio
A síndrome do impostor pode impedi-lo de ter oportunidades para as quais está qualificado.
Solução: mantenha um diário de sucesso, desafie a dúvida com provas e lembre-se que o crescimento requer aprendizagem.
Esforço invisível
Trabalhar arduamente não é suficiente, também precisa de visibilidade e relações estratégicas.
Solução: Fale em reuniões, documente e actualize o seu gestor sobre as suas conquistas e construa ligações.
Competências desactualizadas
Se parar de aprender, tornar-se-á menos valioso no mercado de trabalho ao longo do tempo.
Solução: faça cursos online, obtenha certificações e siga as tendências do sector para se manter competitivo.
Sem network
A progressão na carreira depende, geralmente, tanto ou mais de quem se conhece bem como do que se sabe
Solução: estabeleça o objectivo de alcançar dois novos contactos por mês e reencontrar antigos colegas
Evitar o feedback
O feedback pode ser assustador, mas sem ele não saberá em que ponto está.
Solução: agende check-ins regulares com o seu manager e pergunte: “Onde é que posso melhorar?”
Ausência de poder de negociação
Se nunca negoceia, está a deixar passar melhorias financeiras, oportunidades de progressão ou outras.
Solução: pratique conversas de negociação e aprenda a pedir o que pretende de forma profissional.
Não assumir riscos
O crescimento vem dos desafios, manter-se seguro pode limitar o seu potencial.
Solução: assuma projectos variados e ofereça-se para trabalho multifuncional com novas pessoas.
Fechar portas
A forma como sai de uma empresa é importante, as oportunidades futuras podem depender da sua reputação.
Solução: mantenha o profissionalismo em todas as saídas, independentemente das circunstâncias, e peça desculpa quando necessário.
Marca pessoal fraca
A sua reputação online e offline molda a forma como as pessoas percepcionam a sua expertise.
Solução: construa a sua marca pessoal, publicando insights no LinkedIn e contribuindo para as discussões do sector.
Sacrificar a saúde
O burnout e falta de bem-estar vão atrasá-lo mais do que o tempo que levará a cuidar de si.
Solução: dê prioridade ao sono, à prática de exercício e à gestão de stress, e lembre-se que o descanso o torna mais produtivo, não menos.
Falta de objectivos
Sem rumo, corre o risco de desperdiçar anos em funções que não lhe servem.
Solução: estabeleça metas a curto e longo prazo e, em seguida, faça um plano invertido para as alcançar.
Sem backup
Sair de uma empresa por impulso pode deixá-lo financeira e profissionalmente vulnerável.
Solução: antes de sair, garanta outro emprego e estabilidade financeira ou tenha uma estratégia bem pensada.
Resiliência limitada
Os desvios e contratempos são a norma, não a excepção.
Solução: abrace a incerteza como uma oportunidade para mudar de rumo e descobrir novas oportunidades.