Estratégia para a Motivação

Por Luís Roberto, Managing Partner da Comunicatorium e Professor convidado do ISCSP-ULisboa

A motivação das pessoas continua a ser uma das preocupações e prioridades das empresas. Segundo estudos publicados recentemente, mais de 80% dos colaboradores sentem-se desmotivados com o trabalho.

Aproxima-se o momento em que muitas organizações planeiam regressar ao escritório, e com ele, algumas incertezas sobre como garantir a motivação das pessoas, nesta nova fase das suas vidas.

Se queremos manter as equipas permanentemente motivadas, é necessário desafiar os colaboradores a porem em prática os seus pontos fortes e a expandirem as suas capacidades, bem como a fornecerem-lhes as ferramentas necessárias para a sua realização.

Realizar um survey interno ou um inquérito de satisfação aos colaboradores, sempre foi o modo de saber com relativa exatidão o nível motivacional das equipas.

Na maioria das vezes, quando os resultados chegam, os dados são absorvidos pelo Board, e é criado um Comité para analisar a informação obtida.

Ao Comité é normalmente atribuído o desafio da definição do plano de ações, com vista ao aumento dos scores numa próxima avaliação. Em traços gerais, as ações passam habitualmente pela implementação de iniciativas que apelam à participação e envolvimento dos colaboradores, por novos programas de formação, e ou atualização dos benefícios.

Mas o problema com esta abordagem, é que na maioria das vezes os baixos scores têm proveniência na falta de confiança na estratégia definida pela empresa, e na forma como a mesma é comunicada, ou na sua ausência.  Não podemos esperar que nestes casos, que a resposta venha de cima, pelo que há que inverter esta estratégia.

A estratégia para a motivação, começa pela partilha dos dados com os colaboradores e na discussão entre todos sobre os resultados, com o objetivo de identificar as ações que respondam aos desejos, às necessidades  e às expetativas das equipas.

Criar uma estratégia de motivação, significa ouvir atentamente as ideias e sugestões de todos, significa  definir metas claras e concretas, e sobretudo saber dar feedback, mesmo quando negativo.

Mas por onde começar ? Criar uma estratégia para a motivação em oito passos, é o desafio que  proponho.

  1. Se quiser melhorar os níveis de motivação dos seus colaboradores, avalie-a. “O que não é medido, não é gerido”;
  2. Realize surveys internos com regularidade;
  3. Incentive e crie as condições para que todos os colaboradores possam responder ao inquérito;
  4. Garanta que todos os Line Managers, recebem o relatório com os scores da sua equipa, a comparação com a pontuaçao média da empresa, e scores anteriores;
  5. Crie um procedimento, regras de análise dos scores a serem usados por todas as equipas. Ex:  acordar em primeiro lugar quais as áreas a melhorar;
  6. Defina as ações a implementar, e os scores que desejam alcançar em conjunto;
  7. Defina o plano de ações, as datas de implementação, e o responsável por assegurar a sua execução;
  8. Comunique o plano de ações. O quê? Quem? Quando?

Comunicar o plano de ações, significa assumir o compromisso com todos, que este é um trabalho de todos.

Ao envolver a Equipa no processo de identificação das ações, estamos a criar as condições para que cada colaborador se sinta motivado, se sinta parte do processo, e responsável por transformar as suas as expetativas em realidade.

E não nos esqueçamos de festejar as conquistas!

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