
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa nomeia nova directora
Conceição Freitas, professora e investigadora do departamento de Ciências da Terra e Energia, é a nova directora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sucede a Luís Carriço que foi empossado como director da faculdade em 2018.
Natural de Lisboa e formada na Faculdade de Ciências, Conceição Freitas é professora na instituição há quase 40 anos. A sua carreira tem-se desenvolvido no domínio das Ciências da Terra mais especificamente na Geologia Costeira e na Geologia Ambiental. Ao longo das últimas décadas o seu trabalho tem-se focado em temas de grande impacto para a sociedade desde a evolução dos sistemas costeiros às implicações locais das alterações climáticas (como a subida do nível médio do mar). É em 2026 que assume a liderança da faculdade que a formou.
«Ciências é uma instituição com mais de um século de história, à qual nos orgulhamos de pertencer, que faz parte da identidade científica do país, profundamente ligada à missão do serviço público, à criação e transmissão do conhecimento e à promoção do pensamento crítico, com rigor científico e exigência. Mas acima de tudo, é uma comunidade viva, formada por pessoas curiosas, apaixonadas pela ciência, dedicadas ao ensino e à investigação e comprometidas com a sociedade. É com essa comunidade em mente que assumo este mandato», declarou a directora Conceição Freitas, em cerimónia oficial.
Também foram anunciados os subdirectores que acompanham esta nova nomeação. António Casimiro e Carlos Duarte, ambos do Departamento de Informática, ficarão respectivamente com a pasta do Orçamento de Infraestruturas e com a pasta de Informação, Qualidade e Tecnologia.
Já Cristina Máguas e Jorge Marques da Silva, ambos do departamento de Biologia ficarão respectivamente responsáveis pela pasta da Investigação e Inovação, Internacionalização e Relações Externas e pela pasta do Ensino e Inovação Pedagógica. José Afonso, do departamento de Física, ficará com a Imagem e Comunicação. Nuno Araújo, professor que lidera actualmente o departamento de Física, assumiu o cargo de novo presidente do Conselho Científico.